Maioria dos portugueses já efetuou reclamações
A esmagadora maioria dos portugueses admite já ter realizado reclamações aos serviços prestados por empresas, de acordo com dados do Portal da Queixa.
Segundo o estudo, 85% dos portugueses afirmam ter feito reclamações, enquanto 97% admitem que faz sentido reclamar. Num inquérito aplicado a cinco mil pessoas, 41% dos inquiridos consideram ainda que ficaram satisfeitos com a resposta da empresa quando efetuaram a reclamação.
“O consumidor português queixa-se muito, mas formaliza pouco as suas reclamações. Felizmente esta tendência tem vindo a alterar-se por força da massificação do acesso à internet que levou ao crescimento das reclamações, tanto no Portal da Queixa, como nos mais variados canais”, afirma Pedro Lourenço, presidente executivo e fundador do Portal da Queixa.
Os dados revelam ainda que a maioria dos consumidores afirma deixar-se influenciar pelas reclamações e pela opinião pública relativas a uma determinada marca. Essa influência aumenta à medida que o consumidor é mais jovem.
Os consumidores elegem ainda o Portal da Queixa e o livro de reclamações como os canais preferenciais para efetuar reclamações.