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Tassimo desafia Nestlé Dolce Gusto com cápsulas de marcas conhecidas

Por a 14 de Setembro de 2010 as 15:41

Chama-se Tassimo e é o mais recente concorrente no sector de bebidas em cápsulas em Portugal. Apesar de ter sido introduzido em França em 2004, o sistema multi-bebidas chega apenas agora ao nosso País pela mão da Bosh e da KraftFoods.


A máquina Tassimo permite fazer em casa cerca de 30 variedades de bebidas quentes, como café, chá ou leite macchiato. Os fabricantes acreditam que a mais-valia do Tassimo face ao concorrente directo (Nestlé Dolce Gusto) é trabalhar com marcas conhecidas, algumas de grande consumo, como a Milka, assim como o “inovador” sistema “T Disc”.

As “T Disc” não são mais do que as cápsulas. Cada cápsula dispõe de um código de barras identificado pela máquina através do leitor incorporado que indica automaticamente o tempo de preparação, a quantidade de água e a temperatura necessárias à elaboração de cada bebida.

As máquinas e as cápsulas já estão à venda nas grandes superfícies (ainda não estão em todas mas o objectivo é alargar a distribuição a todas as insígnias de grande consumo).

Além do retalho, onde estão disponíveis seis referências – Mastro Lorenzo café expresso (adaptado ao gosto português), Mastro Lorenzo expresso intenso, Milka, Chá Verde Twinings, Mastro Lorenzo Cappuccino e Carte Noire Latte Macchiatto – as cápsulas estão à venda na Internet com mais 25 variedades e mais marcas conhecidas, como Starbucks e Cote d’Or.

A Bosh e a KraftFoods distinguem ainda a Tassimo da sua principal concorrente pelo posicionamento. “O grupo-alvo da Tassimo são as famílias. Temos bebidas ao gosto de cada elemento da família. Enquanto o target da Dolce Gusto é mais jovem”.

O mercado nacional de cápsulas cresceu mais de 100% entre Julho de 2009 e o mesmo mês deste ano, sublinham os responsáveis pelo lançamento desta nova máquina, acrescentando que a penetração deste produto nos lares nacionais é de 20%. “Crescem sobretudo as cápsulas de multi-bebidas, que apresentam ainda grande potencial”.

Apesar de não avançar valores por estar cotada em bolsa, a Kraft sublinha que a Tassimo pratica preços em linha com os seus concorrentes e quer “ser uma marca de referencia neste mercado, a jogar na Champions League”.

As máquinas estão disponíveis em duas linhas, a T40 (com quatro modelos: silk silver, magic black, glamour red e morning sun) com um preço recomendado de 139,00 euros, e a T65, Twilight Titanium, um modelo topo de gama equipado com visor LCD e o filtro de água Brita.

Entre 2004 e 2009, a Tassimo vendeu mais de 3.500 milhões de máquinas em vários países: França, Áustria, Inglaterra, Canadá, Alemanha, Suíça, Estados Unidos da América e Espanha.

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