Outras Opiniões

Desenvolvimento: Um investimento na sua organização

Por a 22 de Dezembro de 2006 as 15:33

miguel evaristo

Nos tempos que correm, a competitividade e a eficiência são elementos-chave para a sobrevivência de uma organização empresarial e que definem crucialmente o seu futuro. A utilização efectiva de políticas de desenvolvimento de Recursos Humanos mostra-se cada vez mais necessária. Desenvolver capacidades e competências nas pessoas tornou-se um objectivo prioritário para qualquer gestor responsável estrategicamente por uma organização.

O desenvolvimento pode ser entendido tanto pelo processo de “educação e capacitação” pelo qual passa uma pessoa dentro de uma empresa com o objectivo de melhoria e obtenção de competências como pelo processo de melhoria que se realizam com toda a equipa dentro de uma organização. Tem objectivos de médio e longo prazo e procura-se melhorar atitudes relacionadas com a filosofia da empresa.

Alguma das ferramentas de desenvolvimento com as quais podem contar as empresas são:

Análise e descrição do posto de trabalho;

Clima laboral;

Avaliação de potencial;

Gestão por competências;

Comunicação organizacional;

Gestão por objectivos;

Gestão da mudança;

Gestão do conhecimento;

Gestão de talentos;

Inovação e criatividade, etc.

Este conjunto de serviços potenciam o desenvolvimento de competências necessárias para um bom aproveitamento de oportunidades, optimizar resultados e superar situações indesejadas dentro de uma empresa.

Recursos humanos qualificados e motivados necessitam de liberdade, autonomia e identificação com a empresa para que se comprometam seriamente com os objectivos das organizações em que trabalham enquanto que as organizações, para se desenvolverem, precisam de ambientes profissionais de qualidade e recursos humanos satisfeitos. As organizações que terão sucesso nesta competição global certamente serão aquelas que valorizam as suas pessoas. E para contribuírem socialmente, as pessoas precisam de ser valorizadas, individualizadas e qualificadas. Não podem ser consideradas apenas como estatísticas, meros números.

Desta forma, podemos concluir que o elemento mais importante dentro de uma organização é o recurso humano, podemos afirmar que o desenvolvimento é um investimento estratégico para a empresa, pois os resultados obtidos contribuem largamente para o sucesso na obtenção de excelentes resultados da empresa.

Miguel Evaristo, Director-geral da Allbecon em Portugal