Distribuição

Kesko vende no Báltico

Por a 11 de Outubro de 2006 as 15:46

rimi

O retalhista finlandês Kesko, anunciou a venda de 50% da sua participação na Rimi Baltic a outro accionista, neste caso a ICA Ahold. De referir que a Kesko e a ICA tinham estabelecido esta joint-venture no início do ano passado, revelando agora a empresa finlandesa que a ICA irá pagar cerca de 190 milhões de euros pelas acções que detém, além de 50 milhões de euros pelas propriedades que possui na Estónia.

Com a venda desta participação, os planos dos responsáveis da Kesko vão no sentido de investir 155 milhões de euros na expansão internacional, nomeadamente na Rússia, e desenvolver a rede de lojas na Finlândia. O CEO da Kesko, Matti Halmesmaki, referiu à agência Reuters que espera obter luz verde para avançar com o negócio até ao final do presente ano, estando nessa altura definido o que fazer com o encaixe financeiro inerente a esta operação. «No futuro, a Kesko irá focar as suas atenções no desenvolvimento de negócios nos quais possui a maioria do capital», saliento Halmesmaki.

Do lado da ICA, o CEO Kenneth Bengtsson referiu que «este negócio está em conformidade com a vontade da ICA ser número 1 em todos os mercados onde opera. Somos líderes na Suécia e na Noruega os nossos planos de expansão levam-nos a acreditar que essa posição será alcançada num futuro próximo. Deter a totalidade do capital da Rimi Baltic aumenta as possibilidades de crescimento no mercado báltico».