Compras nos hipermercados baixam
De acordo com os resultados do estudo Marktest Retail Index, dependendo dos produtos em análise, as famílias portuguesas optam por realizar as compras em determinado tipo de loja. Por exemplo, a compra de produtos de mercearia, bebidas não alcoólicas, lacticínios, consumíveis para o lar, pet care e higiene do lar é superior nas lojas discount. Quanto à compra de frescos e padaria e pastelaria é superior no segmento dos Supermercados. Os produtos para bebé, as bebidas alcoólicas e os produtos de higiene pessoal e de beleza são preferencialmente adquiridos nos hipermercados.
No 2º Semestre 2005, verificou-se crescimento na compra de congelados embalados em hipermercados, assim como de produtos para bebé em supermercados e a aquisição de consumíveis para o lar em lojas discount, face a período homólogo de 2004.
De acordo com o mesmo estudo a percentagem despendida pelas famílias portuguesas em compras para o lar nos hipermercados decresceu cerca de 2%, enquanto que em lojas de discount aumentou 1,7%, no segundo semestre de 2005 comparativamente ao período homólogo do ano anterior.
No segundo semestre de 2005, a percentagem de valores gastos pelas famílias em compras para o lar, tanto nos hipermercados como nos supermercados, registou quebras, face ao mesmo período do ano anterior. Estas quebras podem ser explicadas pelo aumento dos valores gastos nas lojas discount e de proximidade, mais 1,7% e 1,3%, respectivamente. O valor gasto pelos consumidores portugueses nas compras para o lar reparte-se da seguinte forma, 36,4% para os supermercados, seguido dos hipermercados com 27,1%, as lojas discount representam 16,1% e lojas de proximidade 16,3%, outros formatos também mencionados no estudo representam 4,1%.