Distribuição

Compras nos hipermercados baixam

Por a 24 de Maio de 2006 as 17:32

De acordo com os resultados do estudo Marktest Retail Index, dependendo dos produtos em análise, as famílias portuguesas optam por realizar as compras em determinado tipo de loja. Por exemplo, a compra de produtos de mercearia, bebidas não alcoólicas, lacticínios, consumíveis para o lar, pet care e higiene do lar é superior nas lojas discount. Quanto à compra de frescos e padaria e pastelaria é superior no segmento dos Supermercados. Os produtos para bebé, as bebidas alcoólicas e os produtos de higiene pessoal e de beleza são preferencialmente adquiridos nos hipermercados.

No 2º Semestre 2005, verificou-se crescimento na compra de congelados embalados em hipermercados, assim como de produtos para bebé em supermercados e a aquisição de consumíveis para o lar em lojas discount, face a período homólogo de 2004.

De acordo com o mesmo estudo a percentagem despendida pelas famílias portuguesas em compras para o lar nos hipermercados decresceu cerca de 2%, enquanto que em lojas de discount aumentou 1,7%, no segundo semestre de 2005 comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

No segundo semestre de 2005, a percentagem de valores gastos pelas famílias em compras para o lar, tanto nos hipermercados como nos supermercados, registou quebras, face ao mesmo período do ano anterior. Estas quebras podem ser explicadas pelo aumento dos valores gastos nas lojas discount e de proximidade, mais 1,7% e 1,3%, respectivamente. O valor gasto pelos consumidores portugueses nas compras para o lar reparte-se da seguinte forma, 36,4% para os supermercados, seguido dos hipermercados com 27,1%, as lojas discount representam 16,1% e lojas de proximidade 16,3%, outros formatos também mencionados no estudo representam 4,1%.