Distribuição

Retalho em alta no mês de Dezembro

Por a 31 de Janeiro de 2006 as 15:48

Retalho

No último mês de 2005, o volume de negócios no comércio a retalho a preços constantes, corrigido da sazonalidade, cresceu 1,5 por cento face ao período homólogo. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta evolução positiva foi determinada pelos comportamentos do comércio de produtos alimentares e de produtos não-alimentares que, respectivamente, contribuíram com 1,3 e 0,2 pontos percentuais para a variação do índice geral e registaram variações homólogas de 2,9 e 0,3 por cento.

A nível mais detalhado saliente-se, nos produtos alimentares, o comércio em estabelecimentos não especializados (médias e grandes superfícies, com uma variação homóloga de 4,6 por cento e com um contributo de 1,7 pontos para a variação do índice geral. Já nos produtos não-alimentares, o contributo mais significativo registou-se no comércio de Bens para o Lar, tendo sido na ordem de 0,6 pontos, para uma variação homóloga de 3,2 por cento.

Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho deflacionadas, corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, aumentaram 0,9 por cento, resultando este comportamento das variações positivas de 1,4 pontos no comércio de produtos não-alimentares e de 0,3 pontos no comércio de produtos alimentares. A evolução do comércio de produtos alimentares foi determinada pelas vendas em estabelecimentos não especializados, que registou uma variação de 0,9 por cento, contribuindo com 0,8 pontos para a subida do índice do agrupamento.