Homepage Newsletter Ponto de Venda Produção

Clube de Produtores Continente redefine prioridades no processo de decisão de compra

Por a 17 de Junho de 2021 as 15:30

Laranja do Algarve_Continente1O Clube de Produtores Continente (CPC) apresentou, na manhã desta quarta-feira, aos seus 256 membros, a “Declaração para a Sustentabilidade” que tem como objetivo promover uma cadeia de produção e consumo sustentáveis e um sistema alimentar que respeita o ambiente. O projeto tem um prazo de execução de três anos.

A declaração baseia-se em 11 princípios e está alinhada com o 12º objetivo da ONU (produção e consumo sustentáveis), assim como com a estratégia europeia do “Prado ao Prato” (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente) e o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

“O objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela Comissão Europeia, pelo que o CPC passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios importantes no processo de decisão de compra”, sublinha Ondina Afonso, presidente do CPC, citada em comunicado de imprensa.

Um dos exemplos dos vários projetos a decorrer junto dos produtores locais é o piloto “Searas de trigo com biodiversidade: salvemos a Águia-caçadeira”. Esta ação é realizada em parceria com a ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, e o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.  “Este projeto terá grande impacto na conservação de aves em extinção, sendo que a farinha que utilizamos em todas as padarias das lojas Continente provém de trigo produzido nestas searas”, acrescenta.

Além disso, 29 produtores do CPC já aderiram à certificação Resíduo Zero: frutas e legumes livres de resíduos. Na sua produção são salvaguardados princípios de utilização  eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, fundamentais no que respeita à segurança alimentar e à integração com o meio ambiente, garantido a sustentabilidade de todo o sistema agrícola.

“Neste momento já estão afetos ao projeto cerca de 780 hectares produtivos. E este verão, já teremos nas nossas lojas melão verde, melão branco e melancia  com esta certificação Resíduo Zero”, anuncia a presidente do CPC. O objetivo é garantir hortofrutícolas nacionais de resíduo zero nas lojas Continente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *