O papel do Marketing de Influência pós-covid
A nova realidade nos conteúdos digitais
Como em todos os setores, a pandemia da Covid-19 foi altamente disruptiva para a área do Marketing de Influência. Perante as preocupações da população com a saúde, a dimensão que a pandemia foi tomando e as suas consequências socioeconómicas, as inquietações dos utilizadores da Internet passaram a ser outras. Isto é: o grau de exigência com os criadores de conteúdo digital passou a ser maior.
Assim, conteúdos como imagens de viagens luxuosas, festas ou promoções de produtos caros, perderam o espaço – e os likes – que habitualmente tinham. Quem persistiu nesses conteúdos, indiferente à realidade, foi penalizado, por seguidores e patrocinadores. Por outro lado, quem optou por criar conteúdos de acordo com o momento vivido – como o influenciador português, Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana), saiu a ganhar neste “novo normal”. Nem tudo foram rosas.
Brasil: um caso mediático
Paradigmático foi o caso da blogger Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi), uma das influencers mais famosas do Brasil. Perdeu 150 mil seguidores e contratos com cerca 17 marcas depois de publicar nas suas stories imagens de uma festa em sua casa durante a quarentena em São Paulo. Devido a este tipo de excessos muitos proclamaram o fim da “Era da Influência”, o que parece ser exagerado. Mas a realidade obrigou o setor a mudar. Os consumidores deste tipo de conteúdo passaram a ter um crivo mais critico quando vêm posts nas redes sociais.
Tendências do Marketing Digital pós-covid
Autenticidade
Neste momento, os conteúdos querem-se úteis e relevantes para a nossa vida diária. Têm, assim, o potencial de estabelecer relações de confiança e identidade. Vidas perfeitas? Não existem.
Responsabilidade social
Vivemos uma época em que todos temos que ter um papel ativo na sociedade para ultrapassar esta crise. E se na nossa comunidade podemos ser bons vizinhos e ajudar quem precisa, a verdade é que os criadores de conteúdo digital podem impactar a vida das pessoas a uma escala muito maior. Assim, devem perguntar-se: como podem ajudar? O que fazer?
Menos produto e mais conteúdo
Uma das grandes lições da pandemia. É preciso ajustar a narrativa e fazer com o que o conteúdo – e o produto, no conteúdo – esteja contextualizado, permitindo às marcas surgir de forma mais natural.
Criadores de conteúdos
As marcas vão continuar a precisar de conteúdos nas suas redes. Mas as infraestruturas pós Covid-19 não são iguais e a possibilidade de reunir grandes equipas de produção é menor neste momento. Então, abre-se aqui uma oportunidade para os criadores de conteúdo, que podem ajudar as marcas a entregar valor em vários momentos da sua cadeia de comunicação.
Menos números, mais coração
As marcas devem começar a olhar para os criadores de conteúdo / influenciadores por afinidade e capacidade e não tanto pelo número de seguidores.
No nosso país, o criador de conteúdos Rui Duarte Catana foi um exemplo de boas práticas no Instagram. As suas receitas saudáveis e frases motivacionais ajudaram a manter uma relação autêntica de Rui Duarte Catana, com os seus cerca de 130 mil seguidores. Ao mesmo tempo, Rui Duarte Catana teve a capacidade de criar conteúdos onde introduziu de forma natural e criativa alguns produtos, sem que isso parecesse forçado. Assim, o modelo de fitness e criador de conteúdos digitais acabou por ir de encontro à nova realidade. E que realidade é essa?
A Later, uma das mais conhecidas plataformas de marketing para o Instagram, fez um estudo sobre o período da quarentena. Conclui que:
- Houve um aumento de 18% no engagement do público com as redes sociais de uma marca;
- 31% dos entrevistados afirmaram passaram mais 5 horas por dia nos seus smartphones.
Engagement por Setores
Outros estudos concluíram que produtos e serviços de limpeza, higiene, alimentos, bebidas, aplicações de entrega, supermercados, plataformas de fitness e e-commerces foram os grandes “beneficiados” pela pandemia.
A verdade é que o mundo mudou e o papel do Marketing de Influência também. Nunca como agora bons conteúdos foram tão valorizados. Quem ficar de fora desta mudança, mais do que likes, está a perder uma boa oportunidade.
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