Homepage Logística Newsletter

Movimento de carga recua 3,7% nos portos de Portugal continental no primeiro trimestre

Por a 15 de Maio de 2020 as 13:23

Porto-de-SinesOs portos de Portugal continental movimentaram 21,86 milhões de toneladas de carga nos primeiros três meses do ano, um recuo de 3,7% face a igual período do ano passado. Isolando o mês de maio, os portos nacionais registaram um aumento de 3,7% face a igual mês do ano anterior, segundo dados revelados, esta sexta-feira, pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

O recuo observado nos primeiros meses do ano resulta do “confronto” dos mercados de carga contentorizada (-910,4 mil toneladas) e de carvão (-1,06 milhões de toneladas), tendo o petróleo tido uma influência positiva (+1,16 milhões de toneladas), todos representados em grande parte pelo porto de Sines.

No mês de março, os portos tiveram um desempenho positivo, exceção feita para o porto de Lisboa, que movimentou menos 550 mil toneladas, um recuo homólogo de 54,4%. As perturbações laborais verificadas no porto, entre meados de fevereiro e a terceira semana de março, tiveram um impacto negativo no desempenho do porto.

Em termos de quota de mercado, Sines lidera com 49,7%, seguindo-se Leixões com 24,2%, Lisboa com 9,7%, Setúbal com 7,3%, Aveiro com 6,3%, Figueira da Foz com 2,3%, Viana do Castelo com 0,4% e Faro e Portimão, ambos, com 0,1%.

O tráfego de contentores recuou 10,8%, correspondentes a menos 82 mil TEU, desempenho justificado pelo comportamento do porto de Sines. Este porto movimentou menos 55,5 mil TEU. Leixões, em sentido inverso, registou um crescimento de 8%, movimentando 184.096 TEU, o valor mais elevado de sempre.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *