Marcas de fabricante impulsionam vendas de bens de grande consumo em abril
As vendas de bens de grande consumo cresceram 4,6% em abril, impulsionadas pelo desempenho das marcas de fabricante, que cresceram 6,1%, segundo dados da Nielsen. Já o crescimento das marcas de distribuição ficou-se pelos 1,8%, concretamente no período entre 25 de março a 21 de abril.
Por áreas de atividade, as vendas da categoria de alimentação subiram 4,7%, em linha com o desempenho global dos bens de grande consumo. Na alimentação, as marcas de fabricante cresceram 6,3% e as marcas de distribuição aumentaram as vendas em 2,1%.
As bebidas são a categoria mais dinâmica na quadrissemana analisada pela Nielsen, crescendo acima da média dos bens de grande consumo. “Ao contrário daquilo que tem sido habitual no último ano, as marcas de fabricante (+10%) cresceram acima das marcas da distribuição (+4,1%)”, explica a consultora.
Nas categorias de higiene, os produtos para o lar têm melhor desempenho em abril, com as vendas a crescer 2,2% e as marcas de distribuição a perder 0,3%. Já as vendas da área de higiene pessoal mantiveram-se estáveis face ao período homólogo, em parte devido à performance das marcas brancas que caem 2%.