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MasterCard apresenta nova solução para pagamentos digitais através de dados biométricos

Por a 6 de Outubro de 2015 as 16:28

master 2A MasterCard apresenta hoje o MasterCard Identity Check, a nova geração de autenticação da empresa, um conjunto de soluções que utilizam tecnologias avançadas para provar a identidade do consumidor e ainda simplificar a experiência de compras online, disponível inicialmente nos Estrados Unidos, em 2016, e a nível global em 2017.

O novo serviço Identity Check contorna a falta de eficiência das ‘passwords’, identificada pela MasterCard, que mostra que os métodos existentes para o consumidor comprovar a sua identidade “podem conduzir ao abandono do ‘website’ do comerciante, aquando da necessidade de introduzir a ‘password’. Este passo final de uma transação ‘online’ pode resultar em pagamentos não aceites ou abandono da compra, porque o consumidor não se recorda da sua chave correta”.

A empresa propõe solucionar o problema através da utilização de tecnologias como a biometria e códigos únicos disponibilizados através de SMS. As instituições financeiras nos EUA podem aceder a partir de meados de 2016 ao serviço, cujo lançamento global está marcado para em 2017.

master“Atualmente, as pessoas efetuam compras em diferentes dispositivos e esperam que a tecnologia mais inovadora simplifique e torne a transação mais segura”, indica Ajay Bhalla, presidente da área de Enterprise Security Solutions, da MasterCard. “É precisamente o que o Identity Check proporciona”.

O serviço alarga a oferta por parte da empresa ao nível de pagamentos digitais, e respetiva segurança. A utilização de tecnologia e dados contribui para a mudança do formato de segurança dos cartões de pagamento, que o consumidor conhece – a password -, para o que o consumidor tem (o telemóvel ou outro dispositivo) ou para quem é (reconhecimento do olhar ou da impressão digital do consumidor, por exemplo, para permitir o pagamento).

Esta nova tendência de autenticação é comprovada por um estudo recente da multinacional (ver infografia abaixo), o qual indica que 53% dos compradores esquece as ‘passwords’ mais do que uma vez por semana, perdendo mais de dez minutos quando efetuam o ‘reset’ das suas contas.

Como resultado, mais de um terço das pessoas abandona a compra online, enquanto seis em cada dez refere que ultrapassa o tempo disponível para efetuar uma transação, como por exemplo comprar um bilhete para um concerto. Mais de metade das pessoas pretende ver as ‘passwords’ substituídas por algo mais conveniente, mas que garanta o mesmo nível de segurança e paz de espírito.

MasterCard Identity check infographic low.artwork

O estudo foi conduzido junto de um grupo de dez mil consumidores entre 13 e 21 de agosto de 2015, em todo o mundo. Foi promovido pela empresa e conduzido pela Norstat. Foram analisados consumidores em 17 mercados na América do norte e do Sul, na Europa, em África, na Austrália e na Ásia, acerca das suas perceções em relação às compras online.

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