Destaque Distribuição Homepage Newsletter

As principais tendências do mercado de trabalho para 2024 no retalho

Por a 18 de Dezembro de 2023 as 10:45

Digitalização, flexibilidade e novos modelos de trabalho, a par do aumento da profissionalização e surgimento de novas funções, mantendo-se a disputa pelo talento em áreas como tecnologias de informação e tax & legal, são as principais tendências do mercado de trabalho de quadros médios e superiores em empresas de grande dimensão, segundo um estudo da consultora especializada em recrutamento Michael Page.

Em termos salariais, os indicadores de mercado no contexto da atual conjuntura económica, não preveem para o próximo ano grandes oscilações relativamente a 2023 na maioria dos setores.

Concretamente na área do retalho, sendo um setor muito competitivo que presenciou nos últimos anos uma profunda alteração na forma de trabalho, seja através da incorporação de novas ferramentas digitais, como de novos processos de logística, em 2023 observou-se uma maior exigência por parte dos profissionais em relação a estas mudanças.

O estudo realça que a questão salarial continua a ser importante e que o setor observou no ano passado um aumento salarial médio de 10% para várias funções quadros médios e superiores de empresas de grande dimensão. Também têm sido considerados outros benefícios no pacote salarial como seguros de saúde, possibilidade de teletrabalho em algumas posições e oferta do dia de aniversário como férias extra, entre outros.

A preocupação com o equilíbrio família-trabalho também se fez sentir nesta tendência salarial. “Muitas vezes os candidatos saem pelo mesmo valor ou até por um salário inferior, desde que consigam um maior equilíbrio familiar. A possibilidade de progressão também continua a ser um fator chave para os candidatos, observando-se um esforço por parte das empresas em trabalhar o desenvolvimento das suas equipas”, realça o estudo.

Relativamente à remuneração, nas funções de direção, a posição de diretor geral pode auferir até 160 mil euros e de diretor de marketing até 130 mil euros. Nas funções de compras, o retail manager pode ganhar entre 42 e 63 mil euros, enquanto nas funções de operações no retalho alimentar e especializado de grande dimensão, a remuneração máxima de 80 mil euros cabe ao diretor comercial de retalho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *