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“Queremos ser a solução ideal para facilitar a vida aos consumidores”

Por a 17 de Julho de 2023 as 15:23
Bernardo Goes Caupers, diretor de marketing da Bimbo em Portugal

A Bimbo faz 30 anos em Portugal. Ao longo dos anos, a presença da marca no nosso país cresceu significativamente e hoje é uma das mais reconhecidas pelos consumidores portugueses. O Hipersuper falou com Bernardo Goes Caupers, diretor de marketing da Bimbo em Portugal, que não esconde o orgulho na história que a marca tem feito junto dos portugueses.

H á 30 anos com as famílias portuguesas, a icónica marca Bimbo acaba de lançar uma nova campanha sob o mote “guarda sempre os melhores momentos”. O conceito criativo da campanha relembra “que, apesar de todos os imprevistos que normalmente, de uma maneira ou de outra, também acontecem durante as férias, com amor e em família, guardamos sempre e apenas as melhores memórias”. A criatividade da campanha esteve a cargo da Publicis Groupe, a produção da Fast Forward e o planeamento de meios da OMD.
Considerada como a empresa líder no setor da panificação e um player relevante em snacks, o Grupo Bimbo conta, a nível mundial, com 203 padarias e outras fábricas e mais de 1.600 centros de vendas estrategicamente localizados em 33 países da América, Europa, Ásia e África.
O Grupo Bimbo fabrica mais de 10 mil produtos – pão embalado, bolaria, bolachas, pão torrado, muffins, tortilhas, snacks salgados, entre outros – e dispõe de uma das maiores redes de distribuição do mundo, com mais de 3,3 milhões de pontos de venda, mais de 55,000 rotas e mais de 138,000 colaboradores.
A Bimbo Iberia, pertencente ao Grupo Bimbo, é uma das maiores organizações do setor alimentar em Portugal e Espanha. Ao longo dos 57 anos de história, manteve a sua posição de liderança graças à aposta na inovação, à qualidade dos seus mais de 100 produtos e à força de marcas como: Bimbo, Oroweat, The Rustik Bakery, Donuts, Donettes, Bollycao e Manhãzitos. Foi em 1992 que o grupo Bimbo começou a distribuir em Portugal através de Bimbo Productos Alimentares. Seis anos depois foi inaugurada a primeira fábrica em território nacional, em Albergaria-a-Velha.

Acabam de lançar uma campanha para assinalar os 30 anos da marca junto dos portugueses. Olhando para o percurso, qual o balanço que fazem?
Estamos muito orgulhosos do percurso que temos vindo a fazer juntamente com os portugueses. Podemos dizer que a marca hoje tem uma notoriedade espontânea muito forte, não apenas pela campanha feita em 1999 com o ‘Bimbo? Com muito gosto!” mas pela presença assídua da marca no dia a dia dos consumidores. A nossa missão pauta por oferecermos um pão fresco e fofo, com muita qualidade e com a conveniência que tanto ajuda os consumidores no seu dia a dia e é isso mesmo que os consumidores nos dizem quando fazemos estudos de mercado.
A marca tem trazido também para o mercado inovações que dão a possibilidade ao consumidor ter novas soluções para os seus diferentes momentos de consumo.

Estar nos momentos importantes da vida dos consumidores tem sido um dos vossos focos. É isso que marca a diferença?
Claramente! Mais do que apenas uma marca de pão, queremos ser a solução ideal para facilitar a vida aos consumidores para que possam disfrutar ao máximo dos seus melhores momentos em família. Sabemos que o verão é um momento especial na vida dos portugueses e é sem dúvida um momento que queremos reforçar a ligação com a marca. A campanha deste ano mostra bem isso: relembrar que com amor tudo se faz e foi essa a missão dos primeiros 30 anos da marca em Portugal e será para sempre: colocar todo o nosso amor e cuidado na elaboração dos nossos produtos.
O Natal é, sem dúvida, outro momento que queremos estar próximos dos consumidores, exemplo disso foi o pack especial que fizemos no ano passado “Bimbo Especial Rabanadas”. Queremos sem dúvida ajudar a proporcionar momentos especiais para os consumidores!

A marca tem vindo sempre a crescer no seu segmento…
Felizmente, os consumidores portugueses continuam a ter a marca Bimbo como a sua marca preferida quando se trata de pão embalado. Continuamos a ser a marca mais vendida dentro da categoria e isso motiva-nos para continuar a trabalhar cada vez mais e a trazer produtos inovadores como os Bimbo Bagels para que os consumidores continuem a sair da rotina e a experimentar novas formas de consumo.

Os períodos de dificuldade muitas vezes resultam em projetos inovadores e novos lançamentos. Foi o vosso caso?
Temos de ser sempre fiéis aos nossos planos e às nossas crenças, pelo que por muitas dificuldades que apareçam, se acreditamos que é realmente uma necessidade que o consumidor tem e não tem solução, avançamos! O período da pandemia e os impactos da guerra poderiam ter-nos feito repensar alguns lançamentos, mas a verdade é que lançamos produtos como os Bimbo Bagels, Donuts Bolachas, inovação em Donuts e Bollycao e todos eles foram e estão a ser um êxito.
Por outro lado, os períodos mais difíceis por vezes obrigam-nos a repensar em algumas estratégias, obrigam-nos essencialmente a parar para pensar e sim, daí podem surgir novos projetos que sem essas dificuldades não apareceriam.

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