Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

MSC lança II Semana Mar para Sempre em Portugal. “Já são comercializadas 18 mil toneladas de pescado em Portugal com selo azul”

Por a 15 de Novembro de 2022 as 10:46

MSCA MSC (Marine Stewarship Council) lançou a II Semana Mar para Sempre em Portugal, que vai decorrer até 20 de novembro. Trata-se de uma ação de divulgação, que conta com a colaboração dos parceiros mais comprometidos com a pesca sustentável certificada em Portugal e pretende assinalar o Dia Nacional do Mar.

“Já são comercializadas 18 mil toneladas de pescado em Portugal certificadas pela MSC”, afirma Laura Rodrígues, diretora do Programa MSC para a Península Ibérica, que esteve em Portugal para apresentar a iniciativa que, nesta edição, tem como embaixador o chef Ricardo Luz e conta com ações digitais no ponto de venda, presença na Expofish, uma campanha de outdoor, dirigida aos lisboetas, nos transportes da Carris, e um mural na zona na Calçada da Glória, em Lisboa, uma intervenção artística de Ôje (Tomás Pires) que retrata a sua ligação aos oceanos.

A iniciativa tem três objetivos principais, conta Laura Rodrígues. “Defender a importância da pesca sustentável, transmitir aos grupos-alvo em Portugal a urgência de praticar uma pesca sustentável e um consumo de pescado sustentável e dar visibilidade às empresas que estão comprometidas com o MSC”. Aldi, Lidl e Iglo são exemplos de empresas que apostam nesta certificação.

Segundo dados do “UN World Population Prospects 2022”, a população mundial deverá atingir 9,7 mil milhões até 2050, pelo que o “Blue Food Assessment 2021” estima que a procura por produtos de pescado irá duplicar até àquela data.

A MSC é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a proteção dos recursos marinhos, através de um processo de certificação de pescado selvagem que culmina com a atribuição do Selo Azul, que distingue práticas de pesca sustentáveis.

Um total de 19% das capturas mundiais de pescado são certificadas ou estão em processo de avaliação pelo MSC e mais de 620 pescarias estão envolvidas no programa certificação. Os produtos com o Selo Azul representam vendas de 12.9 mil milhões de dólares, no canal retalho, a nível mundial.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *