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O que pode ler na edição impressa de abril do Jornal Hipersuper

Por a 18 de Abril de 2022 as 12:38

K montagem Hipersuper401“É preciso olhar atentamente para a capacidade produtiva da Europa”

Na edição de abril, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Jorge Tomás Henriques, presidente da Fipa. Se a pandemia chamou a atenção dos cidadãos europeus para a importância da soberania alimentar, a guerra na Europa trouxe o tema para o debate político. Jorge Tomás Henriques acredita, por isso, que chegou a altura de repensar a capacidade produtiva europeia. O presidente da Federação das Indústrias Agroalimentares faz ainda uma reflexão sobre como a disrupção na cadeia de abastecimento global, o atual contexto geopolítico, o aumento dos custos de produção e os congestionamentos logísticos, poderão influenciar o normal funcionamento da indústria agroalimentar em Portugal e na Europa

PRODUÇÃO

A história da marca que quer democratizar o conceito industrial HPP

A GL relançou a marca de sumos naturais So Natural, com a assinatura “under pressure”. “Queremos agitar a categoria e explicar aos consumidores que os nossos produtos são 100% naturais graças à conservação em alta pressão”, afirma Joana Santos, diretora de marketing da GL

Congelados: Instabilidade leva a seleção criteriosa de investimentos

 A incerteza quanto ao futuro não está a atrasar os planos de expansão das empresas de congelados, mas sim a obrigá-las a definirem critérios mais rigorosos. Porque qualquer operação tem de ser sustentável

FMCG

O Douro vive de História e de histórias

Mais do que o vinho, o que se traz da região do Douro Vinhateiro é a experiência e o lado pessoal de com quem se contatou. Algo que a Quinta do Pôpa e a Lavradores de Feitoria bem sabem. A prova está nas respetivas estratégias de expansão do negócio

A importância das pausas em contexto laboral

A Super Bock apresentou uma nova estratégia de comunicação para o segmento de cervejas sem álcool que promove as pausas de almoço em contexto laboral como uma nova ocasião de consumo. A marca lançou o debate sobre a importância das pausas durante a jornada de trabalho

Migração de consumo de óleo para azeite será marginal

Marcas acreditam que a transferência do consumo de óleo alimentar para azeite será marginal e pouco expressiva. Por outro lado, preço do azeite deverá corrigir em alta

FEIRAS

Alimentaria: De Espanha para o mundo

Presença nacional tem-se mantido estável ao longo das edições do certame dedicado ao setor alimentar. Apresentação de novos produtos, captação de mercado externo e desenvolvimento de networking, são as principais razões que levaram as empresas lusas até Barcelona

Mais de 16 mil profissionais visitaram a Tecnipão & Packaging

A sétima edição da feira profissional de máquinas, equipamentos e matérias-primas para pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria decorreu entre 27 e 29 de março, pela primeira vez em Lisboa. Organização e empresas participantes fazem balanço positivo

ENTREVISTA

“Temos crescido a uma taxa média anual de 20%”

Quando, em 2015, a José Maria da Fonseca decidiu criar a sua própria empresa de distribuição o objetivo era ter uma maior proximidade com o mercado. Entretanto, o negócio evoluiu e ganhou independência. Com taxas de crescimento na ordem dos 20%, é atualmente também responsável pela distribuição de marcas de outros produtores. E promete não parar por aqui, contam António Maria Soares Franco, admnistrador, e Paulo Costa, diretor comercial, em entrevista ao Hipersuper

“O objetivo é chegar às 50 lojas em 2025”

A Agriloja tem planos para abrir quatro lojas este ano. A meta é chegar às 50 unidades em 2025, através de um plano de expansão de abertura de lojas próprias e franchisadas e da aquisição de insígnias com um conceito semelhante, segundo Luís Filipe Costa, coordenador de marketing da insígnia

“A estratégia passa por ‘hackear’ a indústria da carne animal”

A marca “The Vegetarian Butcher” é vendida em 30 mil lojas, em 45 países, e está a entrar agora no retalho português. “É apenas o começo da nossa expansão global”, diz Rafael Garrido, brand manager da marca de origem holandesa

ESPECIAL

Embalagens: Preços vão aumentar

Os custos associados à produção de embalagens não param de aumentar. Matérias-primas, energia, transporte. Não há fim à vista. As empresas investem na eficiência operacional para absorver estes aumentos, mas isso só é possível até determinado ponto

“Somos hoje um fornecedor global de soluções de embalagens”

A Intraplás nasceu há 54 anos numa pequena localidade de Santo Tirso,  com apenas dois trabalhadores. Atualmente, posiciona-se como “um fornecedor global de soluções de embalagens”, opera duas fábricas, emprega 300 pessoas e responde por um volume de negócios de 120 milhões de euros

Sustentabilidade dita inovação no embalamento

O futuro quer uma maior automatização dos processos, mas, também, máquinas mais eficientes ao nível da utilização da energia, do desperdício de água, do aumento de vida útil do equipamento e do intervalo entre intervenções técnicas

Refrigeração: Negócio continua a crescer, mas até quando?

A instabilidade político-económica, a par do aumento de custos, como o da energia, está a afetar o negócio do frio. As empresas têm absorvido uma parte desses custos adicionais, mas, a continuar assim, preveem subir o preço dos equipamentos, além de uma retração da capacidade de investimento e do próprio mercado

Climatização:  Custos de produção não irão descer a curto-médio prazo

Empresas de climatização aumentam preços dos equipamentos, mas garantem estar a acomodar uma parte do aumento dos custos de produção, que se iniciou com a pandemia e escalou com o conflito no leste europeu

OPINIÃO

“Inflação digital”, por João Porto, Partner da Expense Reduction Analysts


“O papel dos managers na retenção e desenvolvimento de colaboradores no retalho”, por Margarida Monteiro, senior consultant Retail Michael Page

 

“Pode um hipermercado ser o local onde obtemos bens de primeira necessidade, mas também energia?”, por Basílio Simões, presidente e cofundador da Cleanwatts

 

“Uma nova tendência transformadora chamada metaverso”, por Luís Graça, senior business development manger do SAS

 

“As crises são catalisadoras”, por José Galvão, director de agency retail da Savills Portugal

 

“Confiança numa retoma total do setor de franchising”, por Cristina Matos, secretária-geral e CEO da Associação Portuguesa de Franchising

 

Prevenção de perdas e sustentabilidade ambiental de mãos dadas, por David Pérez del Pino, business unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

“Vacinas para melhorar resultados de equipas comerciais”,  por Pedro Ruivo, Crazy Sales Officer (CSO) da Sucesso em Vendas Portugal

 

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