Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Grupo Bittencour apresenta tendências para o retalho

Por a 24 de Março de 2022 as 16:54

retalhoEstudos mostram que a tecnologia tem um peso cada vez mais preponderante na forma como os consumidores levam a cabo a compra

Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, apresentou insights e novas tendências para o retalho mundial 2022. Tendo por base as tendências de retalho mundial apresentadas na National Retail Federation – Retails Big Show, em janeiro passado, verifica-se que o papel da tecnologia é cada vez mais preponderante. Live commerce, plataformas online, data mining, voice ou social media, metaverso e recommerce são alguns dos jargões que já fazem parte do léxico de quem trabalha no retalho e/ou com a jornada de compra do consumidor.

Sabiam que as plataformas online já convertem oito vezes mais que o e-commerce? A explicação está no facto de, hoje, o consumidor procurar algo mais dinâmico e interativo. Mas essa não é a única mudança. Os retalhistas recorrem cada vez mais a ferramentas como o data mining, porque esta permite saber o que os consumidores querem e o que retiram da sua experiência de consumo, permitindo que as empresas adaptem os seus portefólios e estratégias. Por outro lado, verifica-se uma maior procura pelo metaverso, que, os dados indicam que se está a “tornar num canal de venda para as marcas, principalmente entre as novas gerações que pensam de forma tridimensional”.

E convém não esquecer a questão da sustentabilidade e da economia circular. O nome de recommerce, por exemplo, assenta no desenvolvimento de estratégias de economia circular e do cumprimento dos critérios ESG (Environmental, Social e Governance).

“Numa altura em que os líderes devem passar de seres binários, que pensam separadamente o mundo digital e as lojas físicas, para seres tridimensionais, de forma a entender e a chegar às novas gerações, para melhor entender as novas culturas de consumo, onde o consumidor é quem decide o que procura numa empresa e como quer que seja a sua experiência de compra”, sintetizou Lyana Bittencourt.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *