Homepage Newsletter Produção

Sogevinus declara 2020 como ano Vintage Clássico

Por a 2 de Março de 2022 as 13:41

SogevinusA Sogevinus Fine Wines declarou, esta quarta-feira, 2020 como um ano de Vinho do Porto Vintage clássico para as suas quatro marcas: Kopke, Burmester, Cálem e Barros.

“A vindima deste ano tão particular ficou marcada pela influência das alterações climáticas e pelo seu efeito no ciclo vegetativo”, sublinha a Sogevinus, em nota de imprensa, concretizando que, “nos primeiros meses do ano, as chuvas brindaram o Douro com uma natural reposição da água no solo, o que favoreceu o bom desenvolvimento da videira”, embora, entre maio e setembro, o tempo foi seco e muito quente, baixando a produção.

Por tudo isto, a vindima foi curta e célere e “pediu um esforço redobrado às equipas”, de forma a colher as maturações simultâneas um pouco por toda a região. “As uvas que resistiram aos contratempos revelaram uma maturação muito regular, uma excelente relação de película/polpa e um teor de açúcar elevado o que permitiu fermentações mais longas, onde foi possível uma excelente extração da matéria corante e dos taninos. O resultado foi excecional”, garante a empresa.

“2020 foi um dos anos mais desafiantes da minha carreira”, revela Carlos Alves, enólogo da Sogevinus, ressalvando que, apesar das adversidades, o ano acabou por se tornar um dos melhores  para  o vinho do Porto Vintage. “Os vinhos apresentam aromas muito frescos e limpos, com uma concentração de cor tremenda e com um tanino muito refinado, o que confere muita elegância. Já na vindima, os aromas a fruta madura eram muito limpos e mantiveram-se assim durante este período de envelhecimento até decidirmos engarrafá-los com Vintage Clássicos devido à sua qualidade excecional”, completa o responsável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *