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Produtos alimentares reduzem 11% no teor de sal e açúcar entre 2018 e 2021

Por a 15 de Fevereiro de 2022 as 16:55

IMG_6471_MAESTRELLA_PIZZAO processo de reformulação de alguns produtos alimentares levado e cabo entre 2018 e 2021 conduziu a uma redução global de 11,5% no teor médio de sal e de 11,1% no caso  do açúcar.

Estes dizem respeito ao resultado preliminar do trabalho realizado no âmbito do protocolo de reformulação nutricional cujos signatários foram a Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), um conjunto de associações de vários setores de atividade da área alimentar e o Ministério da Saúde.

Os produtos em causa são, para o caso do sal, ‘batatas fritas e outros snacks salgados’, ‘pizzas’ e ‘cereais de pequeno-almoço’. A redução gradual de açúcar foi aplicada a produtos como ‘refrigerantes’, ‘néctares’, ‘iogurtes’, ‘leite fermentado’ e ‘leite aromatizado’.

“Os resultados agora apresentados evidenciam o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela indústria alimentar, no sentido de colocar ao dispor do consumidor uma oferta diversificada e com altos padrões de qualidade nutricional. Apesar de ser um desafio complexo de inovação e investigação alimentar, a reformulação é um sólido compromisso das empresas do setor. Esta é também uma prova de que a autorregulação e a colaboração entre as várias entidades do sistema alimentar são eficazes no contexto da promoção de uma alimentação sustentável e saudável”, salienta Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA, citado em comunicado de imprensa.

Em volume total, as estimativas apontam para redução de 25,6 toneladas de sal e cerca de 6256,1 toneladas de açúcar, referem a FIPA e a APED, citando dados da monitorização independente feita pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e pela NielsenIQ.

 

O relatório divulgado esta terça-feira indica, por outro lado, que cerca de 50% das categorias de artigos alimentares atingiram ou chegaram mesmo a ultrapassar as metas definidas pelo protocolo. São os casos dos “refrigerantes”, “leite achocolatado” e “iogurtes” no que diz respeito ao teor de açúcar. Os “cereais de pequeno-almoço” e “pizzas” atingiram, por seu turno, as metas relativas ao teor de sal.

 

“Este compromisso espelha a convicção de serviço público e uma forte responsabilidade social das empresas do setor da Distribuição para contribuir para práticas positivas para a sociedade. A promoção de uma alimentação saudável é desde sempre uma prioridade dos nossos associados, que têm apostado na inovação para responder às necessidades dos consumidores com novos produtos que privilegiam opções mais saudáveis, sempre com uma estratégia de comunicação que aposta numa informação clara sobre composição, perfil nutricional e origem dos alimentos”, conclui Para Isabel Barros, presidente da APED.

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