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Vendas líquidas da Jerónimo Martins crescem 8,3% e grupo reforça posição em todos os mercados

Por a 13 de Janeiro de 2022 as 7:00

Pingo DoceA Jerónimo Martins reportou vendas líquidas de 20.889 milhões de euros em 2021, um crescimento de 8,3% face a 2020, segundo revela o grupo no Relatório Preliminar de Vendas, publicado na CMVM.

A taxas de câmbio constantes, o crescimento foi de 10,7%, tendo o grupo registado um like-for-like de 8%. “2021 ficará na nossa memória como o ano em que, apesar da pandemia e do impacto negativo da desvalorização cambial, superámos largamente o marco dos 20 mil milhões de euros de vendas e reforçámos as posições de mercado em todas os países onde operamos”, destaca Pedro Soares dos Santos, presidente e CEO da companhia de distribuição dona do Pingo Doce.

As vendas da Biedronka cifraram-se em 14.542 milhões de euros, um crescimento de 8,0% face a 2020. O like-for-like foi de 8,3%. Em moeda local, as vendas apresentaram uma subida 11,0%. “A Biedronka manteve uma sólida liderança de preço que, em conjunto com uma forte dinâmica comercial, garantiu que a inflação do cabaz ficasse consistentemente abaixo da inflação alimentar do país”, destaca o documento.
Em Portugal, na insígnia Pingo Doce, as vendas também subiram, embora a menor ritmo. O Pingo Doce atingiu vendas líquidas de 4.046 milhões de euros, um crescimento de 4,6% e um like-for-like de 2,7%. “A companhia manteve uma intensa dinâmica promocional, garantindo a competitividade do seu posicionamento de preço e a oferta de boas oportunidades de poupança para os consumidores. Em resultado deste compromisso de preços baixos, o Pingo Doce operou, no ano, com inflação negativa no cabaz”, explica o mesmo documento.

Em relação ao Recheio, as vendas líquidas cifraram-se em 906 milhões de euros, um aumento de 7,0%. A companhia explica que a “reduzida atividade turística e as restrições impostas ao longo de 2021, ainda que menos impactantes do que em 2020, continuaram a limitar a recuperação de vendas do Recheio”.

Quanto à operação na Colômbia, a Ara registou vendas líquidas de 1.102, um crescimento de 29,0% face ao ano anterior.

Por fim, a Hebe apresentou vendas de 278 milhões de euros em 2021, um crescimento de 13,5% face ao ano anterior.

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