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Arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels vai construir vale tecnológico da Farfetch em Matosinhos

Por a 15 de Julho de 2021 as 11:18

FarfetchO gabinete do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels venceu o concurso para a construção do futuro vale tecnológico da plataforma global para a moda de luxo Farfetch, em Matosinhos. O projeto tem um prazo de conclusão previsto até 2025.

O novo polo já tem nome – Fuse Valley, tendo sido desenhado de forma integrada numa área total de 140 mil metros quadrados. O polo abrange não só os edifícios da empresa criada pelo português José Neves, que representam cerca de 45% da área total, mas também uma área de outros edifícios de escritórios, serviços e unidade hoteleira que serão promovidos pelo Castro Group, empresa especializada nas áreas de promoção imobiliária e construção.

“O concurso contou com as propostas de seis gabinetes de arquitetura, nacionais e internacionais, e a proposta vencedora pertence ao gabinete do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. O grupo Bjarke Ingels, conhecido por BIG, trabalhou em projetos que marcam o panorama arquitetónico mundial e é reconhecido pelas suas preocupações ambientais e projetos inovadores, das quais são exemplo o seu projeto para redesenhar o planeta e parar as alterações climáticas, o Masterplanet, apresentado no final do ano passado”, comenta a Farfetch, em comunicado.

“Estamos muito entusiasmados com este projeto e com a visão que o Bjarke Ingels nos apresentou, não só pelo que vai significar como marco para a empresa, para as nossas pessoas mas também para a comunidade. Este projeto com o BIG vai ser uma revolução sobre aquilo que são os conceitos atuais de espaços de trabalho, marcado pelo cunho futurista, pela orientação para a sustentabilidade e para o bem-estar. Será um espaço não só para a Farfetch, mas sim para toda comunidade”, afirma José Neves, fundador, CEO e chairman da plataforma global para a moda de luxo, citado no documento.

“À medida que a moda e o e-commerce estão a tornar o retalho cada vez mais livre de limites físicos, as faíscas da inovação e da criatividade ainda voam mais rápido na proximidade. Com a Farfech, tentamos unir todos os aspetos da organização – o negócio, a arte e a tecnologia – numa vila criativa sob um único telhado. Os pátios conectados e os jardins em cascata estendem o ambiente de trabalho ao ar livre, fazendo da empresa uma extensão integral da paisagem natural original e da cultura urbana local”, adianta, por sua vez, o sócio fundador e diretor criativo Bjarke Ingels.

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