Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Delta e startup Nãm vão produzir 4 toneladas de cogumelos a partir de borras de café por mês no centro de Lisboa

Por a 19 de Maio de 2021 as 14:46

Nam1A Delta Cafés e a startup Nãm anunciaram esta quarta-feira que vão aumentar a capacidade de produção de cogumelos a partir da borra de café. Para dar resposta ao aumento da procura deste alimento circular e biológico, as empresas decidiram aumentar a capacidade de produção mensal de cogumelos de uma para quatro toneladas, a partir de julho. Para produzir quatro toneladas de café são necessárias 12 toneladas de borras.

As empresas requalificaram um antigo armazém de Marvila, em Lisboa, para fazer a produção de cogumelos a partir de borras. A produção é atualmente vendida a cerca de 100 restaurantes da capital portuguesa. A meta é duplicar este número até ao final do ano.

“Este produto tem uma receita de sucesso. Une viabilidade económica e sustentabilidade, através da transformação de um subproduto a partir da borra de café que é lançado novamente na economia”, comentou Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

“Em seis meses, recuperámos 18 toneladas de borra de café”, conta Natan Jacquemin, fundador da startup Nãm. Sobre o futuro, o belga que se apaixonou pelo nosso país diz que os objetivos principais passam por escalar o projeto em território nacional através da implementação de quintas urbanas locais, criar uma comunidade urbana de economia circular, cultivar novas variedades de cogumelos e mudar o paradigma da fábrica na cidade, reaproveitando o desperdício da economia através da criação de novos produtos com valor acrescentado.

O aumento da capacidade de produção foi anunciado à margem da inauguração oficial da primeira quinta biológica de economia circular em Lisboa, onde estes cogumelos são produzidos. A funcionar há cerca de seis meses, a Nãm Urban Farm abriu agora as portas ao público como um espaço de lazer, onde se pretende partilhar a paixão pela economia circular e pela produção de alimentos na cidade. “Neste local existe também uma horta biológica e um espaço de lazer, um social hub, dirigido a todos quantos querem desfrutar de um ambiente descontraído, de uma refeição leve e onde podem degustar os cogumelos aqui produzidos ou simplesmente saborear um café”, afirmou Natan Jacquemin.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *