Economia Homepage Newsletter

Consumo individual efetivo dos portugueses ficou 14% abaixo da média europeia

Por a 18 de Junho de 2020 as 18:06

comprasO nível de bem-estar dos lares portugueses ocupou, em 2019, a décima quinta posição nos Países da União Europeia (UE). O consumo individual efetivo em paridade de poder de compra situou-se em 86%, ficando 14% abaixo da média europeia, segundo estimativas publicadas esta quinta-feira pelo Eurostat.

O país com o consumo individual efetivo mais elevado foi o Luxemburgo, que ficou 35% acima da média europeia. A Alemanha surge na segunda posição, tendo ficado cerca de 23% acima da média europeia.

Segue-se um conjunto de países, Áustria, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Finlândia, Suécia e França, entre os 5 e os 20% acima da média na Europa.

República Checa, Eslovénia, e Malta acompanham Portugal no grupo de países em que o consumo individual coletivo ficou entre 10% e 20% abaixo da média europeia.

Entre os países que estão entre a média europeia e 25% abaixo desse patamar, encontram-se Itália, Irlanda, Espanha e Lituânia.

A Estónia apresentou um consumo individual efetivo per capita 25% abaixo da média na Europa, enquanto Eslováquia, Letónia, Hungria e Croácia apresentaram um consumo individual efetivo per capita entre 25% e 35% abaixo da média europeia. A Bulgária ficou 41% abaixo da média.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *