Homepage Newsletter Produção

Comissão Vitivinícola do Algarve investe 120 mil em nova imagem e promoção

Por a 4 de Março de 2020 as 13:44

vinhoA Comissão Vitivinícola do Algarve apresentou esta terça-feira a nova estratégia e identidade dos vinhos da região, que resultam de um investimento de 120 mil euros.

“A focalização na qualidade será o caminho a seguir pela região uma vez que, dada a dimensão geográfica do Algarve, não será possível competir em escala. Por isso, a aposta no mercado nacional, e mais especificamente, regional é deveras importante”, salienta Sara Silva, presidente da CVA, em comunicado.

Além da nova imagem, a estratégia de promoção da comissão envolve ações dirigidas ao mercado do turismo (nacional e internacional), nomeadamente em feiras, postos de turismo e aeroporto de Faro.

Segundo a comissão, nos últimos anos, o Algarve mostra um aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos, sendo esta a região portuguesa que “mais tem crescido em vendas no canal horeca”.

“A restauração e hotelaria do Algarve são parceiros incontornáveis dos Vinhos da região, que podem oferecer mais autenticidade com uma experiência gastronómica enriquecedora e única, aliando os excelentes vinhos da região à excelente gastronomia algarvia”, explica Sara Silva

Cerca de 80% do volume de vinho produzido anualmente no Algarve é comercializado como Vinho Regional Algarve.

“A comercialização tem apresentado uma evolução bastante positiva e consistente, situando-se na última campanha 2018/2019 em mais de 1.300.000 garrafas”, de acordo com a CVA.

As exportações drepresentaram cerca de 10% do volume total comercializado, sendo o mercado europeu responsável por 48% do volume vendido para o exterior. “Ainda que se destaque os volumes exportados para os EUA”, enfatiza a comissão.

Verifica-se também “a existência de vários projetos de novas plantações, seja de produtores já inscritos na CVA ou de potenciais novos produtores”, dá conta. Em 2019 foram pedidos cerca 150 hectares para novas plantações de vinha no Algarve.

Regista-se ainda uma evolução no número de produtores, com um aumento de 15% em 2019, situando-se atualmente nos 45 produtores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *