Distribuição Homepage Newsletter

Global Blue vê potencial para aumentar compras de turistas brasileiros em Portugal

Por a 2 de Março de 2020 as 18:37
Renato Lira Leite, country manager da Global Blue

Renato Lira Leite, country manager da Global Blue

A Global Blue Portugal considera que ainda há “muito a fazer” para aumentar as compras de turistas brasileiros em Portugal, “sobretudo se tivermos em consideração o potencial da elite brasileira”, explica Renato Lira Leite, country manager da Global Blue para Portugal. 

Os brasileiros representam já a segunda nacionalidade que mais gasta em compras no País. Em 2019, os mais de um milhão de visitantes do Brasil que desembarcaram em Portugal gastaram 221 milhões de euros (dados do Turismo de Portugal e da SIBS citados pela Global Blue). Estes representam 20% do total das compras “tax free” feitas por turistas no retalho português. 

Em média, estes compradores gastam 261 euros por compra (tax free), revela a Global Blue indicando que, ainda assim, Portugal está a captar apenas 40% da capacidade de compra de uma elite brasileira. 

Isto porque, segundo a empresa responsável pela devolução do valor do IVA em compras realizadas por turistas no exterior dos seus países, há um conjunto de turistas daquele país, “cerca de 20%”, que gasta uma média de “mais de 15 mil euros em outras capitais europeias, como Paris ou Milão”.

A empresa nota que parte dos turistas brasileiros desconhecem que têm a possibilidade de reembolso do valor que pagam em impostos nas suas compras e que tem reforçado este aspeto nas suas ações de sensibilização junto dos comerciantes. 

“Temos trabalhado com os nossos parceiros, no sentido de conseguirmos levar mais brasileiros a entrar nas lojas e fazerem mais compras”, explica Renato Leite. 

Adicionalmente, este ano a Global Blue será também parceiro estratégico do Turismo de Portugal na iniciativa Portugal 360, a decorrer em São Paulo, no Brasil, de 30 de abril a 3 de maio de 2020.

O aumento das ligações aéreas está também a potenciar as compras de turistas americanos. Estes, por sua vez, representam 7% do total do mercado português de Turismo de Compras “tax free”.

Em 2019, foram acima de um milhão os norte-americanos que visitaram Portugal, tendo gastado um total de 521 milhões de euros, segundo os dados da SIBS e do Turismo de Portugal. No universo de compras tax free estes visitantes gastam uma média 619 euros por cada ato de compra.

No exercício fiscal que terminou em 31 de março de 2019, a Global Blue processou 36 milhões de transações de compras isentas de impostos nos cerca de 50 países onde opera, com um valor total de 18,2 mil milhões de euros em vendas em loja.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *