Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

InovRetail está muito atenta ao retalho polaco e italiano

Por a 26 de Dezembro de 2018 as 16:37

andreleaoMais de 800 lojas em sete países utilizam as soluções da InovRetail. A tecnológica portuguesa, com operação local em Madrid e Londres, duplicou este ano o investimento em internacionalização. As soluções da tecnológica com capital da Sonae encurtam a distância entre os processos dos retalhistas e a velocidade e a dinâmica do próprio mercado, garante em entrevista ao Hipersuper André Leão de Sousa, Co-CEO da InovRetail

A InovRetail foi fundada em 2011. Com a revolução tecnológica que vive o setor do retalho, a empresa mantém em 2018 a mesma missão?

A nossa ideia original materializou-se em produtos, projetos e clientes e isso tem sido absolutamente fantástico. Ao longo destes quase oito anos fomos fazendo os ajustes necessários à nossa missão, mas permanecemos muito focados na melhoria da performance de loja, por intermédio da tecnologia e muito focada no fator humano.

Em 2016, a empresa recebeu um acionista de referência: a Sonae IM. O que mudou com a entrada deste acionista?

A entrada da Sonae IM como acionista foi um passo fundamental para acelerar o nosso plano de negócios, em particular nos mercados internacionais. Trouxe-nos experiência e novas ferramentas de gestão, networking estratégico e, obviamente, uma outra capacidade de investimento, que é fundamental para executarmos os nossos objetivos de crescimento. A credibilidade de estarmos associados a um grande grupo económico tem-se provado um grande ativo no momento de angariar novos clientes.

A InovRetail posiciona-se como uma empresa de data science para o retalho. Que partido se pode tirar hoje da ciência dos dados na gestão da loja?

Acreditamos que existe um “gap” significativo entre as ferramentas e processos dos retalhistas e a nova velocidade e dinâmica do mercado. Os clientes, dotados de plataformas que lhes permitem recolher informações e tomar decisões em tempo real, acabam por criar uma grande assimetria de informação entre quem procura e quem oferece – a hiperconectividade leva à expectativa de imediatez, o que junto com a dispersão de marcas, físicas e online, cria uma pressão imensa sobre os modelos tradicionais do setor.

Na nossa opinião, é aqui que se apresenta uma das grandes oportunidades a explorar e que passa pela capacidade de o retalhista atuar de uma forma mais proactiva, pela antecipação de necessidades dos clientes, proposta ativa de alternativas e combinações de produtos, não esquecendo o nível de serviço e atendimento em loja. Isto permite maximizar o valor transacional do cliente, a eficácia de conversão e a proteção das margens. As novas plataformas preditivas e ferramentas digitais em loja como, por exemplo, smart watches para os funcionários com informação em tempo real, pode devolver aos retalhistas uma nova dimensão junto dos seus clientes.

As soluções são disponibilizadas através de uma plataforma SaaS. Foi desenvolvida na empresa?

O Seeplus foi inteiramente desenvolvido pela nossa equipa de engenheiros e arquitetos. O Seeplus é um hub de dados e algoritmos de otimização modelados pela nossa equipa de data scientists, que correm em diversos dispositivos para disponibilizar aos retalhistas informação acionável em tempo real.

Quais as principais funcionalidades das vossas soluções de Instore Analytis, Customer Intelligence e Predictive Retail?

As principais funcionalidades são a definição e monitorização ultra precisa dos targets diários de vendas individuais dos funcionários em loja, a análise de padrões de compra dos clientes, com recomendações de venda cruzada para retalhista, forecast de vendas avançado, com análise de impacto de meteorologia e promoções, e assistência digital em loja, como pedidos de apoio ao funcionário em provador ou na placa de vendas.

Em quantas lojas já têm implementadas as vossas soluções?

Atualmente, as nossas soluções estão em mais de 800 lojas espalhadas por Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Polónia e mais algumas estão a caminho.

A Inovretail anunciou um ambicioso plano de expansão. Em que países já têm operação local?

Já temos operação local em Inglaterra, Londres, e Espanha, Madrid. Acompanhamos muito de perto o mercado polaco e italiano.

Que novos países têm na calha?

Permanecemos focados nos países onde temos operação local. Mas estamos sempre atentos a novas oportunidades em particular no continente europeu.

Qual o investimento para a internacionalização?

Este ano iremos dobrar o investimento dedicado ao esforço de internacionalização.

Pode partilhar resultados de um dos vossos projetos com retalhistas?

Temos tido bastante sucesso em particular com a nossa inovadora solução See-Watch, de definição e acompanhamento de targets individuais de vendas e sugestão de venda. Os resultados são muito positivos, sobretudo ao nível da velocidade de retorno de investimento, que frequentemente fica em menos de 30 dias, algo bastante incomum na indústria.

Qual a faturação da InovRetail no ano passado? Como estima que evolua este ano?

Ultrapassamos pela primeira vez a barreira de um milhão de euros. Este ano estimamos dobrar.

Qual o peso do negócio internacional na faturação da empresa?

Mais de 50%.

Qual o investimento da empresa em investigação e desenvolvimento?

Mais de 20%.

Quantos trabalhadores têm?

Cerca de 40, entre os quais 15 são data scientists e 12 engenheiros de software.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *