FMCG Homepage Newsletter

Governo poderá aumentar imposto sobre refrigerantes

Por a 24 de Setembro de 2018 as 11:22

RefrigerantesO Ministério da Saúde vai propor a introdução de quatro escalões de impostos para refrigerantes, depois de há dois anos ter sido introduzido um imposto para bebidas açucaradas, escreve o Diário de Notícias.

Segundo a proposta do Ministério da Saúde, o valor do imposto aumenta tendo em conta a gramagem de açúcar presente em cada litro, sendo que o preço dos refrigerantes com valores mais altos de açúcar poderá assim aumentar de forma pronunciada.

O DN avança que as bebidas que apresentem um teor de açúcar igual ou superior a 80 gramas por litro terão aumentada a tributação de 16,46 para 20 euros por cada cem litros. A ideia é fazer com os produtores diminuam o teor de açúcar das bebidas ou que os consumidores diminuam o consumo dos refrigerantes com mais açúcar devido ao aumento do preço.

Já os néctares e iogurtes líquidos mantêm-se isentos de tributação.

O imposto para refrigerantes, introduzido em 2016, tem dois escalões. As bebidas com mais de 80 gramas de açúcar por litro pagam 16,46 euros por cem litros. As bebidas abaixo desse valor têm uma taxa de 8,22 euros

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *