Distribuição Homepage Newsletter

Medicamentos sem receita valem €291 milhões

Por a 29 de Agosto de 2017 as 17:24

O mercado de Medicamentos não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) faturou no ano passado 291 milhões de euros, mais 3% face a 2015, segundo o Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED). Estes medicamentos já representam 16,3% do total vendido nos espaços comerciais, as farmácias e os espaços de saúde ou parafarmácias.

Segundo dados do Infarmed, as vendas de MNSRM aumentaram 9,1% nos espaços de saúde e parafarmácias no ano passado, enquanto nas farmácias o crescimento foi de 1,8%.

A diferença de preços praticada naqueles canais de distribuição cresceu no segundo trimestre deste ano. Nos espaços de saúde, os preços dos cinco MNSRM mais vendidos eram 11% mais baixos do que os praticados nas farmácias, revela o Barómetro da Associação.

A APED está em negociações com o Infarmed e o Ministério da Saúde com o objetivo de alargar a lista destes medicamentos. A ideia é ter uma “oferta mais diversificada, tal como já acontece noutros países europeus, com mais experiência neste mercado”, que em Portugal abriu à concorrência em 2005, sublinha Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *