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Cadeia de lojas de maquilhagem da L’Oréal assinala primeiro aniversário em Portugal com 6 lojas

Por a 23 de Agosto de 2017 as 12:05

NYX Cosmetics

Depois de instalar uma ‘pop up store’ no Chiado, a cadeia de lojas de maquilhagem da L’Oréal escolheu o bairro lisboeta para inaugurar a sua “flagship store” e a primeira loja de rua. Faz um ano que a NYX desembarcou em Portugal e já está em seis cidades

Um ano depois de inaugurar a primeira loja em Portugal, a NYX Professional Makeup, cadeia de retalho especializada em maquilhagem do Grupo L’Oréal, abre as portas da primeira “flagship store” que marca a estreia da multinacional francesa no comércio de rua. O ponto de venda abriu no coração de Lisboa, no Chiado, em frente ao local onde a marca instalou em fevereiro deste ano uma “pop up store” para testar o conceito junto do público cosmopolita que circula e faz compras numa das zonas mais charmosas e “trendy” da capital portuguesa. “O espaço temporário permitiu testar o conceito e os produtos e chamar a atenção das pessoas para a marca. Foram os fãs que nos pediram para abrir uma loja maior e permanente”, revela em entrevista ao HIPERSUPER Tiago Melo, responsável pela NYX em Portugal.

O Chiado revelou-se o destino de compras de rua mais apetecível para instalar o espaço com 80 metros quadrados que comercializa cerca de 2000 produtos e acessórios de maquilhagem. Até para tirar partido do grande fluxo de turistas. Em todo o mundo, a NYX Professional Makeup opera um parque 150 lojas, “não são muitas lojas físicas” e, por isso, o Chiado será “certamente uma oportunidade única para os turistas contactarem com a marca e as funcionalidades inovadoras da loja”.

O projeto do ponto de venda é assinado pela Tetris, empresa de arquitetura e construção de interiores da consultora imobiliária JLL que tem trabalhado com a NYX em todas os estabelecimentos em Portugal. Além da área de vendas, assume a vocação de laboratório de beleza e tendências “makeup” acolhendo workshops e master classes de maquilhagem profissional. “É uma verdadeira ‘flagship store’, colocámos todos os expositores numa só loja. Temos um ‘Lip bar’, dedicado a produtos para os lábios, um ‘Shadow bar’, dedicado a sombras para os olhos, e o novo ‘Brush bar’, dedicado a pincéis. Além disso, temos o ‘Beauty bar’ interativo que exibe novos tutoriais a cada mês, um mural para a comunidade digital e o recurso a imagens e conteúdos de social media em toda a loja”.

O responsável pela marca NYX em Portugal considera que a grande inovação da loja não está no “layout” mas no serviço. Através da iniciativa “Sundays@Chiado”, o ponto de venda transforma-se todos os domingos num espaço de treino e aprendizagem para maquilhadores profissionais, estudantes ou principiantes que querem dar os primeiros passado no universo da maquilhagem.

O investimento na nova loja, que Tiago Melo se escusou a divulgar, permitiu a criação de sete postos de trabalho.

NYX

Maquilhagem vale 100 milhões de euros

A categoria de maquilhagem é a 4ª maior em volume de negócios na macrocategoria de beleza em Portugal. No ano passado, este mercado, que se tem revelado o mais dinâmico nos últimos três anos, alcançou uma faturação de 100 milhões de euros, mais 30 milhões face a 2015, segundo dados da Kantar Woldpanel citados pela marca.

São os jovens, entre os 15 e os 34 anos, o público que mais contribuiu para o desempenho em vendas não só através do aumento da frequência de compra como e, sobretudo, através da expansão do consumo a novos produtos. “Enquanto as mulheres acima dos 35 anos focam as suas compras em produtos para olhos e unhas, as jovens abaixo daquela idade expandem a compra a produtos de rosto e lábios, sendo estes últimos responsáveis por 50% do seu gasto em maquilhagem”, explica o responsável pela marca no mercado português.

A penetração de produtos de maquilhagem em Portugal é baixa quando comparada com a média dos países europeus e, por isso, quer ter um papel principal na conquista das oportunidades de crescimento que o mercado luso  apresenta. “A categoria de maquilhagem vai continuar a ser uma das mais dinâmicos do mercado de beleza em Portugal e queremos ser a marca que mais contribui para o seu desenvolvimento. Colocamos os nossos esforços em desenvolver plataformas digitais para a marca, associadas a uma política de expansão ambiciosa que visa estar cada vez mais próxima dos consumidores”.


NYX

A estratégia para crescer em Portugal

A insígnia opera atualmente seis lojas em Portugal e não vai ficar por aqui. Sem revelar as localizações, Tiago Melo confirma que há mais aberturas na calha. “Os locais estão perfeitamente identificados e serão sempre zonas onde conseguimos atingir o nosso target, seja ‘beauty junkie’ [usam maquilhagem todos os dias] ou maquilhadores profissionais”.

A expansão do parque de lojas é um dos principais passos para alcançar o objetivo que definiu assim que aterrou em Portugal: ser a marca de maquilhagem profissional número 1 no mercado nacional. O outro é a construção de uma “love brand”. Por isso, a estratégia de marketing aposta forte na ativação digital. “O Instagram da NYX tem mais de 55 mil seguidores e é já, em apenas um ano, o maior instagram nacional do universo de maquilhagem. Tal como no resto do mundo, em Portugal a marca destaca-se pela ativação nas plataformas digitais, onde as comunidades digitais de ‘beauty influencers’ são, por um lado, fonte de inspiração no desenvolvimento de produtos e de criação de tendências e, por outro, o canal de partilha das novidades da marca para todos os públicos. Os nossos consumidores vão às lojas, experimentam os produtos e partilham a experiência nas redes sociais”.

No entanto, a insígnia não dispõe de loja online. O mercado online de produtos de beleza tem ainda uma expressão “muito baixa” em Portugal.

A história da NYX Professional Makeup começa em 1999 pela mão da empreendedora Toni Ko. A marca norte-americana deve o nome à deusa grega que governava a noite e simbolizava beleza e poder. Entrou no universo da multinacional francesa L’Oréal em junho de 2014. Em Portugal desembarcou em julho de 2016 com a abertura de uma loja no Fórum Almada. Das seis lojas que opera no mercado nacional, cinco estão instaladas em centros comerciais [Almada Fórum, Parque Nascente (Porto), Braga Parque, Fórum Sintra, Fórum Coimbra] e uma loja de rua no centro da capital do País.

 

 

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