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O que pode ler na edição de agosto do HIPERSUPER

Por a 31 de Julho de 2017 as 16:18

Nesta edição fica patente o investimento de que Portugal está a ser alvo. Enquanto empresas como Tété, Limiano e Kaffa aumentam a produção, insígnias como AKI, Leroy Merlin e Lanidor expandem o parque de lojas no País. Todas elas revelam ao HIPERSUPER os planos para o futuro.

Mas há muito mais par ler na edição de agosto (encontre aqui a versão digital).

NA CAPA:  A era do “phygital” 

Se se pensava que a loja física iria desaparecer com o advento do comércio online, é certo que 91% das compras a nível mundial ainda são efetuadas em pontos de venda erguidos a tijolo e cimento. Estes, no entanto, estão cada vez mais digitalizados, por força da adoção de elementos tecnológicos que o cliente moderno exige. O que faz com que o ecossistema conectado da Internet das Coisas esteja a crescer, não só em lojas mas também em armazéns, acarretando uma maior eficiência dos negócios e novas formas de surpreender o consumidor.

O conceito “phygital” explica a confluência entre experiência física e atributos digitais que está a moldar o retalho mundial. As potencialidades são muitas e o HIPERSUPER dá conta na edição de agosto quais as tecnologias e serviços em que os retalhistas das várias regiões do planeta pensam investir nos próximos anos.

OPINIÃO

O que os millennials procuram no retalho?”, pergunta (e responde) Carolina Gomes, consultora da Michael Page Retail.

Já Nuno Lopes Gama, Head of Innovation & Future Tech da Soane, tenta, por sua vez, adivinhar o futuro dos sistemas alimentares no artigo “O futuro da alimentação”.

ENTREVISTA

Pingo Doce expande através de investidores locais

Elvas recebeu em junho o primeiro supermercado Pingo Doce da cidade e o 20º do País cuja gestão está nas mãos de investidores locais. O que serviu de pretexto para entrevistarmos Carlos Araújo, diretor de operações da cadeia da Jerónimo Martins.

“Portugal é um mercado estratégico par servir o sul da Europa”

Santiago Suarez, diretor da Cerealto em Portugal, revela em discurso direto o plano de crescimento para o mercado nacional, onde a produtora de produtos à base de cereais para as marcas da distribuição aterrou há quatro anos.

“Opinião dos outros” vale ouro no futuro do comércio

Antoine Blanchys, diretor executivo da Mediapost em Portugal, empresa de distribuição postal e marketing relacional, conjetura sobre o futuro do retalho no País. Dos pagamentos digitais, passando pelas promoções, até à afirmação definitiva do comércio eletrónico, a conversa com o HIPERSUPER estende-se por vários aspetos.

DISTRIBUIÇÃO

Leroy Merlin investe 40 milhões para abrir 2 lojas

Os dois pontos de venda adotarão o conceito de loja já implementado em Braga, o qual aposta em serviços complementares e atendimento personalizado. A cadeia francesa de decoração e bricolage quer alcançar um parque de 18 lojas em solo luso até 2020.

Dos Açores para a capital portuguesa

A micaelense Carolina Ferreira criou há oito anos um projeto de retalho para suprimir a falta dos produtos típicos açorianos que sentia ao viver em Lisboa. Hoje conta com três lojas, onde 80% da oferta não se encontra em nenhuma outra loja da capital.

A nova estratégia de expansão do AKI

A primeira cadeia organizada de distribuição de bricolage em Portugal mudou o plano estratégico de expansão no País e prepara-se para alargar o novo formato de proximidade testado em Bragança.

Loja temporária dá lugar a “flagship store”

Um ano e seis lojas após ter desembarcado em Portugal, a insígnia de maquilhagem da L’Oréal Nyx escolheu o Chiado para inaugurar a sua “flagship store” e primeira loja de rua no País.

FMCG

Tété investe 1 milhão de euros no ciclo de produção

Conheça os planos da fabricante de queijo fresco para aumentar em 30% a capacidade produtiva da sua unidade industrial situada em Lousa, Loures.

Limiano vale 40% da faturação da Bel

É a marca mais valiosa da Bel Portugal, que tem no seu portefólio outras bem conhecidas dos portugueses, como a Terra Nostra ou A Vaca Que Ri. A Limiano instalou uma nova linha de produção de onde sairá uma embalagem “única” no mercado.

Kaffa reforça produção para 400 milhões de cápsulas

Mais uma produtora lusa a investir em capacidade de produção. A empresa portuguesa ligada ao setor do café Kaffa instalou uma nova linha na sua fábrica de Trajouce, em Cascais, a qual irá produzir um “novo tipo de cápsula” que a produtora tem vindo a estudar.

Sunquick ganha nova vida nas mãos da Ferbar

A Ferbar assumiu em março a distribuição da Sunquick em Portugal e não tardou a dinamizar aquela que é a marca de sumos concentrados mais comprada pelos portugueses, com uma quota de mercado de 77%. As novas categoria de produto e estratégia de comunicação já chegaram ao mercado.

Adega de Favaios entra no capital da Viborel

A distribuidora Viborel vai ter um novo acionista até final do ano. A Adega de Favaios junta-se este ano à estrutura que une a Aliança Vinhos de Portugal, Fundação Eugénio de Almeida e Bacalhoa Vinhos de Portugal.

ESPECIAL

Sabores universais requintam cozinha portuguesa

Viajamos este mês por entre os paladares que estão a puxar pelo setor nacional de molhos e condimentos. O exercício de análise, para o qual contribuíram várias empresas desta indústria, permite perceber que sabores os portugueses têm privilegiado na sua cozinha.

DATA CENTER

Os comparadores de preço líderes em Portugal

Presença assídua nas edições mensais do HIPERSUPER, Camila Fonseca, sales manager da comScore Portugal, explica desta vez os números das audiências do mercado online de comparadores de preço. Só as duas principais plataformas têm mais de 200 mil visitantes por mês.
 

PONTO DE VENDA

AMI dá novo fôlego à primeira marca solidária no País

A AMI juntou-se à cadeia de valor alimentar para angariar fundos para as suas causas. A marca SOS Pobreza, que está no mercado desde 2012, deu lugar este ano à AMI Alimenta. Desta forma, a instituição pretende chamar mais consumidores e retalhistas para o projeto, que entrará até final do ano numa segunda fase.

Os pontos de contacto que impactam a reputação da marca

Desde 2010 que a On Strategy produz o estudo anual Touchpoint Pulse, definindo quais os pontos de contacto mais eficientes na construção da reputação de uma marca. Pedro Tavares, CEO da consultora explica por que o consumidor privilegia cada vez mais as relações humanas, ainda que o digital ganhe cada vez mais importância na relação com a marca – também o consumidor se está a tornar “Physital”.

Lanidor abre 10 lojas em Portugal até final do ano

O grupo Lanidor trocou as voltas à crise no setor têxtil em Portugal. Depois de um período de ajuste do parque de lojas e produção, a empresa está a investir no País, onde prevê abrir até final do ano dez lojas sob alçada das várias insígnias que detém. Metade do investimento de 1,8 milhões para ampliar fábrica em Valongo do Vouga já está concluído.

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