Vendas da Jerónimo Martins alcançam €7,8 mil milhões no primeiro semestre
A Jerónimo Martins (JM), dona da cadeia de supermercados Pingo Doce, alcançou no primeiro semestre do ano vendas de 7,8 mil milhões de euros, mais 11,4% do que nos primeiros seis meses do ano anterior, revela o grupo em nota enviada à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários).
O resultado líquido do grupo de distribuição com negócios em Portugal, Polónia e Colômbia, atingiu 173 milhões de euros, mais 0,6%. Excluindo a contribuição da Monterroio no primeiro semestre de 2016, os lucros subiram 5,5%.
O EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, acelerou 7,2% no mesmo período para 416 milhões de euros.
No primeiro semestre deste ano, o grupo investiu 249 milhões de euros, em linha com o plano definido para 2017 que totaliza 700 milhões de euros. Em Portugal e na Polónia o investimento esteve focado na “execução do programa de remodelações e na substituição de algumas localizações específicas”, revela a JM, acrescentando que a cadeia de supermercados Biedronka (Polónia) e a Ara (Colômbia) concentrarão no segundo semestre o “maior esforço de expansão”.