Homepage Newsletter Ponto de Venda

Conheça a plataforma de inteligência artificial da IBM

Por a 22 de Junho de 2017 as 12:29

A IBM Portugal deu a conhecer as potencialidades do sistema cognitivo Watson, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) da multinacional tecnológica para acompanhar as organizações de diferentes setores de atividade a levar a cabo a transformação digital do negócio.

As soluções cognitivas e a plataforma cloud conferem “acesso a informação crítica, permitem relacionar-se de forma diferente, tomar decisões com maior confiança e executar melhor o trabalho de cada um de nós”, resume António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.

“Já não estamos no domínio da ficção científica, nem estamos a falar de utopias, mas a viver um momento único, disruptivo e dinâmico que exige uma transformação contínua e sem precedentes, e que, sem dúvida, é já uma realidade para a qual temos exemplos concretos nos mais diversos setores de atividade”.

A plataforma de inteligência artificial para as empresas está disponível através de API (Interface de programação de aplicações) e de produtos SaaS (Software as a service). Esta tecnologia emergente está a ser aplicada em várias áreas para dar apoio aos profissionais em numerosas indústrias, ajudando a resolver desafios como o tratamento e prevenção de doenças ou a personalização da educação. “O Watson consegue ler cerca de 5.000 novos estudos médicos por dia”, exemplifica. “No apoio ao cliente, cada colaborador pode resolver 70% mais rápido problemas e responder a 33.000 questões diferentes de 33.000 clientes diferentes”.

O IBM Watson é um sistema que “aprende à escala, raciocina com um propósito e interage com humanos de forma natural para apoiar a tomada de decisão”. A computação cognitiva utiliza tecnologias de linguagem natural, de machine learning e de raciocínio automático. Pode analisar e interpretar dados, incluindo texto não estruturado, imagens, áudio e vídeo, oferecer recomendações personalizadas ao entender a personalidade, tom de voz e emoção do utilizador, especializar-se numa determinada matéria dentro de aplicações ou sistemas e, ainda, interagir através de diálogo.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *