Homepage Logística Newsletter

Tráfego portuário em Portugal volta a bater recorde

Por a 5 de Junho de 2017 as 21:50

Nos primeiros quatro meses deste ano, o volume de tráfego portuário em Portugal continental cresceu 12% face ao período homólogo, fixando-se nos 33 milhões de toneladas. Esta foi a melhor marca de sempre registada pelo conjunto de portos portugueses, revela a Autoridade de Mobilidade e dos Transportes.

A carga movimentada pelos portos nacionais continentais tem vindo a bater recordes, sendo o porto de Sines o principal impulsionador deste aumento. Do volume total registado no primeiro quadrimestre do ano, Sines detém uma quota de 54,9%, dois pontos percentuais acima da fatia registada no mesmo período em 2016.

O comportamento registado entre janeiro e abril é explicado pelos crescimentos observados nos portos de Lisboa (+20,7%), Aveiro (+19,2%) e Sines (+16,2%), que se traduzem num acréscimo total homólogo de cerca de 3,9 milhões de toneladas, 65% das quais têm origem no porto de Sines.

No período de referências, registam-se 3589 escalas de navios das diversas tipologias (+3,1% face a 2016), incluindo os navios de cruzeiro. O crescimento do número de escalas no conjunto dos portos comerciais resulta sobretudo do comportamento registado nos portos de Lisboa (+10,1%), Aveiro (+9%), Figueira da Foz (+8,5%), Viana do Castelo (+5,4%) e Setúbal (+5,3%). Por outro lado, Sines (‑2,1%), Douro e Leixões (-2,2%) e Faro (-60,9%) verificam um decréscimo.

Também a carga embarcada, que inclui a carga de exportação, atingiu nos primeiros quatro meses do ano o valor mais elevado de sempre, com um volume superior a 13,6 milhões de toneladas, ultrapassando em 11,3% o registo verificado no período homólogo de 2016. São os portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro que apresentam um perfil de porto “exportador”, registando um volume de carga embarcada superior ao da carga desembarcada.

Quanto ao volume de carga desembarcada, da qual as importações pesam em regra mais de 90%, registou um aumento de 12,5% face ao  mesmo período de 2016, atingindo cerca de 19,4 milhões de toneladas – também o valor mais elevado de sempre. Este aumento deve-se aos comportamentos positivos dos portos de Aveiro, Figueira da Foz e Sines, com acréscimos de 21,2%, 19,2% e 17,8%, respetivamente.

Em  abril de 2017, o volume de tráfego portuário do continente registou uma variação positiva de 9,3% face ao mesmo mês do ano transato.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *