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Sistema de pagamentos da Amazon quase duplica volume de transações em 2016

Por a 14 de Fevereiro de 2017 as 16:32

O volume de transações processadas pelo serviço de pagamentos online da Amazon quase duplicou no último ano face a 2015, revela em comunicado a gigante do ecommerce, sem no entanto concretizar.

Designado Pay With Amazon, o sistema permite aos utilizadores fazerem compras em outras lojas online e está também adaptado ao canal mobile. Em 2016, o número de consumidores que utilizou o serviço de pagamentos da retalhista ascendeu a 33 milhões, subindo a partir dos 23 milhões registados em 2015. O que se deve ao alargamento a França, Itália e Espanha, além da disponibilização do serviço  para pagamentos governamentais, viagens, seguros, entretenimento, entre outros.

Assim, consumidores de mais de 170 países efetuaram compras através do sistema de pagamento da empresa norte-americana, sendo que 32% do total das transações foram feitas a partir de dispositivos móveis. O gasto médio foi de 80 dólares.

De acordo com o portal especializado em comércio eletrónico Practical Ecommerce, o valor ainda está longe dos 197 milhões de contas que o sistema concorrente Paypal gere, mas revela uma clara aposta da distribuidora nesta área. No último ano, a retalhista alcançou um volume de negócios de 136 mil milhões de dólares (128 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), um que traduz um crescimento de 27% face a 2015. Do total registado em 2016, 94,7 mil milhões de dólares (89,1 mil milhões de euros) são provenientes da venda de produtos e o restante montante advém da comercialização de serviços.

Em termos de lucro, a retalhista verifica um crescimento de quase 300%, tendo subido dos 596 milhões de dólares (561 milhões de euros) em 2015 para os 2,37 mil milhões de dólares (2,23 mil milhões de euros) em 2016.

A mesma fonte prevê ainda que este ano a empresa se encontre mais focada em inteligência artificial, entretenimento e serviços, que “por norma apresentam margens maiores”. Além disso, a empresa continuará focada no desenvolvimento das entregas com drones, no mesmo dia e dispositivos “smart home”.

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