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A Tarte lança novo formato comercial dedicado a turistas

Por a 27 de Dezembro de 2016 as 12:58
Catarina Noronha, Co-fundadora da marca A Tarte

Catarina Noronha, Co-fundadora da marca A Tarte

 

A marca A Tarte, uma receita que nasceu numa cozinha doméstica em 2012 e hoje é um negócio com dimensão internacional, aventurou-se num novo formato comercial dedicado a turistas

Catarina Noronha, publicitária de formação, soube transformar uma dificuldade comum a tantos portugueses numa oportunidade de negócio. Ao mesmo tempo que procurava um emprego onde pudesse colocar em prática as suas competências académicas, decidiu dar uma mãozinha ao amigo Vasco Valença de Sousa, criador de uma receita de tarte de amêndoa que fazia as delícias de todos quantos participavam nos repetidos encontros gastronómicos entre amigos. Catarina arregaçou as mangas, fez da sua casa uma unidade de produção improvisada e começou a distribuir a iguaria em estabelecimentos comerciais, desde pastelarias, passando por restaurantes até lojas gourmet. “Cheguei a assegurar a produção de 400 tartes por mês”, conta em entrevista ao HIPERSUPER. Os empreendedores com valências complementares – Vasco de Sousa é engenheiro alimentar com competência em inovação de produto e Catarina Noronha especialista em comunicação – decidiram unir esforços com a ambição de distribuir a “melhor tarte de amêndoa alguma vez feita em Portugal”. Catarina passou a dedicar-se à atividade a tempo inteiro.

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Tarte Café abre em Lisboa

O negócio que assentou inicialmente num modelo Business to Business (B2B) evoluiu para a venda ao público quando o El Corte Inglés, depois de comercializar a iguaria na sua pastelaria, convidou os fundadores da marca A Tarte para inaugurarem o seu primeiro espaço próprio de venda a retalho nos armazéns localizados em Lisboa. Além do corner no departament store espanhol, a empresa abriu as portas de mais um espaço próprio – também um corner – no Amoreiras Shopping Center. Recentemente aventurou-se no lançamento de um novo formato – designado Tarte Café. O espaço instalado no Terminal de Cruzeiros de Lisboa serve para testar um conceito que alarga o modelo de negócio a novos produtos, como o pastel de nata, o café português e o gelado exclusivo com os sabores da iguaria que fez nascer esta marca.

“A ideia de ter um espaço próprio com vários produtos nasceu logo no início, em 2012. Quem come uma fatia de tarte gosta de acompanhar com algo e de ter um local onde experienciar e desfrutar do momento. O passo lógico foi a abertura do Tarte Café”. A escolha do local está ligada à aposta no turismo, de tal forma que se posiciona como um espaço dedicado “exclusivamente” a turistas. “Nada melhor que estar perto do local onde passam turistas do mundo inteiro”, os naturais embaixadores da marca fora de portas.

O café conta com uma área comercial de 6 metros quadrados (m2), criou dois postos de trabalho e é gerido por Catarina Noronha. “O nosso objetivo é que este não seja o único Tarte Café. Acreditamos, aliás, que será o primeiro de muitos.  Claro que por uma questão de proximidade – porque foi em Lisboa que o conceito nasceu – a capital foi a nossa primeira escolha, mas a intenção é colocar a marca um pouco por todo o País, apostando em vários formatos, pois assim os clientes o exigem”.

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Fabrico na Casa da Tarte

Quando ganhou dimensão suficiente, a produção da tarte abandonou a casa da publicitária e instalou-se na “Casa da Tarte”, localizada no distrito de Lisboa. Os produtos utilizados na sua confeção são 100% nacionais.

É daqui que são expedidas as tartes para vários destinos. Num curto espaço tempo, a marca portuguesa passou as fronteiras do País. Depois do El Corte Inglés, em Espanha, passou a estar à venda em restaurantes no país vizinho, com maior incidência na capital, Madrid, onde a marca conta com uma responsável comercial para fazer crescer o negócio.

A tarte, também vendida nos canais online – loja eletrónica e página de Facebook com entregas em 48 horas – está atualmente presente em quase 200 pontos de venda espalhados entre Portugal e Espanha e está de olhos postos na expansão para o Reino Unido e a França.

 

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