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Por que é que a Walmart está a pagar mais aos funcionários?

Por a 18 de Outubro de 2016 as 11:16

Depois de muitos anos de queixas públicas dos seus funcionários pelos baixos salários, a cadeia de distribuição norte-americana Walmart decidiu revolucionar a estratégia. O jornal norte-americano Business Insider revela que a gigante do retalho se limitou a copiar a estratégia bem-sucedida da retalhista Costco’s em matéria de recursos humanos. A também norte-americana Costco’s opera cerca de 700 lojas em 9 países com um modelo de negócio que se baseia num “clube de vendas”.

E como salários baixos significam colaboradores menos empenhados, as vendas nos pontos de venda físicos vinham a apresentar consistentemente resultados trimestrais abaixo da linha de água. No ano passado, a Walmart foi pressionada pelos acionistas a aumentar o investimento aplicado na remuneração e na formação dos seus colaboradores.

Concretamente, a cadeia assumiu o compromisso de investir 2,7 biliões de dólares em dois anos para aumentar os salários dos colaboradores, melhorar os seus horários e a sua formação, passos já seguidos por outras empresas do setor, nomeadamente a Cosco.

Já há resultados positivos. O desempenho da reposição de stock, com prateleiras menos vazias, e dos funcionários de limpeza, com lojas mais limpas e apelativas, melhoraram significativamente. E três em cada quatro lojas da Walmart têm atualmente os seus próprios padrões de atendimento ao cliente. Há dois anos, apenas 16% das lojas se empenhavam no atendimento de excelência e personalizado. A retalhista conseguiu ainda melhorar as vendas e o tráfego nos estabelecimentos. “Os nossos colaboradores estão um pouco mais comprometidos com o sucesso da empresa”, reconheceu o presidente da empresa, Greg Foran.

 

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