Data Center Homepage Newsletter

Europa lidera ranking dos mercados imobiliários mais transparentes do mundo

Por a 20 de Julho de 2016 as 11:29

A Europa domina o ranking dos mercados imobiliários mais transparentes a nível mundial, com seis países europeus posicionados no Top 10, de acordo com o “Global Real Estate Index” (GRETI) 2016, produzido pela consultora imobiliária JLL e pela LaSalle Investment Management. Dos 109 mercados imobiliários globais analisados neste estudo, dois terços registaram progressos nos níveis de transparência ao longo dos últimos dois anos.

O Reino Unido é o mercado imobiliário mais transparente a nível mundial, liderando o grupo dos mercados de “Elevada Transparência” no qual também se encontram França (5º), Holanda (7º), Irlanda (8º), Alemanha (9º) e Finlândia (10º). “A França consolidou a sua posição no grupo líder graças aos avanços que registou em termos de contexto legal e regulamentar, ao mesmo tempo que a Alemanha integra, pela primeira vez, a classificação de Elevada Transparência, subindo três posições em relação a 2014”, explica a consultora.

Logo a seguir ao Top 10, a Polónia (13º) é um dos mercados europeus que mais se destacou nesta classificação, saltando quatro posições desde 2014 e aproximando-se dos mercados core da Europa ocidental.

Portugal consolida a sua presença no grupo dos mercados “Transparentes”, o qual só é superado pelo grupo de países que ocupam os 10 primeiros lugares deste índice, classificados como de “Elevada Transparência”. O país, que nesta edição ocupa a 27ª posição do ranking global, “ficou, no entanto, limitado no seu potencial de evolução, devido sobretudo à conjuntura económico-financeira que afetou a zona Euro. Portugal, à semelhança dos outros países da Europa do Sul, foi um dos mais afetados pela crise na Europa e está ainda numa fase de recuperação, o que, de acordo com a JLL, teve impacto na sua capacidade de evolução”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *