Data Center Homepage Newsletter

Confiança no mercado de trabalho cai em Portugal e na Europa

Por a 18 de Julho de 2016 as 11:53

A Michael Page analisou o nível de confiança dos candidatos portugueses e conclui que 39% está confiante de que a situação do mercado de trabalho nacional irá melhorar.

39% é o índice médio registado em Portugal no segundo trimestre de 2016, no que diz respeito à confiança no mercado de trabalho.  A média está “ligeiramente” abaixo dos 40% registados no primeiro trimestre do ano. “A confiança dos portugueses encontra-se um pouco abaixo da média europeia. Tal como a média portuguesa, a média europeia também baixou 1% do primeiro para o segundo trimestre de 2016”, explica a empresa especialista em recrutamento.

Os portugueses abaixo dos 30 anos são os mais confiantes, com um nível de confiança de 50%, a faixa etária entre os 30 e os 49 anos é consideravelmente mais moderada, registando um nível de confiança de 37%. Como seria de esperar, é a faixa etária acima dos 49 anos que se mostra mais reticente e menos confiante, ficando nos 34%.

Segundo Carlos Andrade, Senior Manager da Michael Page Porto,  este “índice reflete a instabilidade que ainda se vive no mercado português e na Europa, mas revela também que, nalgumas variáveis e faixas etárias, os portugueses estão confiantes na melhoria do mercado de trabalho nacional e perspetivas de melhores condições”.

Portugueses com menos de 30 anos são os mais confiantes

– 80% acredita que irá desenvolver as suas competências profissionais;

– 65% está confiante que desempenhará um leque mais vasto de funções no futuro;

– 57% espera conseguir um aumento salarial no futuro e 63% espera uma promoção;

– 46% espera atingir um nível mais positivo de “work-life” balance nos próximos meses.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *