Distribuição Homepage Newsletter

Marcas da distribuição não têm muito mais espaço para crescer na Europa

Por a 25 de Junho de 2015 as 14:39

mdd_retalhoÉ improvável que as Marcas da Distribuição (MdD) continuem aumentar a sua penetração e é provável que o crescimento das marcas próprias tenha alcançado a maturidade.

Esta é uma das principais conclusões do simpósio “Research on National Brand & Private Label Marketing, que teve lugar em Espanha.

Entre 2009 e 2013, a quota de mercado das MdD aumentou de 10% para 41%, em Espanha. A cifra colocou o país vizinho na segunda posição do ranking mundial de países onde a quota de mercado destas marcas é mais elevada, apenas é superada pela Suiça (46%).

Juan Carlos Gázquez-Abad, copresidente do simpósio, disse, citado pela InfoRetail, sublinha que o caso espanhol é paradigmático. “A subida foi espetacular e deve-se em parte ao fenómeno da cadeia de distribuição Mercadona, que desempenhou um papel importante no desenvolvimento das marcas brancas. Noutros países, como na Alemanha, onde as insígnias de discount são muito fortes, como Lidl e Aldi, apenas alcançam 34% de quota de mercado”.

As marcas da distribuição estão a desacelerar na maioria dos países europeus, à medida em que o diferencial de preço entre estas marcas e as de fabricante é cada vez menor, diz, por sua vez, Gema Aguiló, diretora de retalho no IRI Worldwide.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *