Destaque Feiras Homepage Newsletter

Reportagem em Frankfurt. Encontrámos arte portuguesa na Christmasworld

Por a 2 de Fevereiro de 2015 as 15:16

Ana Monteiro, em Frankfurt*

A Messe, em Frankfurt, é uma infra-estrutura dividida em 11 edifícios, interligados entre si, onde, no centro, circulam autocarros e táxis, mas o que se vê mais são os empresários a puxarem a mala, carregada de “oportunidades de negócio”.

A ‘Messe’, que significa ‘feira’ em alemão, é um empreendimento tão grande no meio da cidade alemã, que tem direito a uma paragem de comboio com o mesmo nome.

Sendo que cada um tem no mínimo três andares, os 11 edifícios estão devidamente numerados e ligados por longos corredores com passadeiras rolantes. Aqui encontramos desde cafés, lojas de ‘souvenir’, restaurantes, espaços para as crianças, para espectáculos e ainda auditórios para conferências, fóruns, entre outros, além dos milhares de expositores. Nada falta aos cerca de 80 mil visitantes que a organização espera, para as três distintas exposições a decorrer de 31 de Janeiro a 3 de Fevereiro. A Christmasworld, a Paperworld e a Creative World.

Nos salões onde decorre a Christmasworld estão os produtores de artigos para o natal. As tendências para esta época festiva são aqui ditadas. Ao percorrer os corredores da exposição, repletos de decorações de jardim, presépios, árvores, velas e ideias nunca antes vistas, encontrámos o português Mário Jorge, que fabrica diferentes artigos de decoração mas, na feira está a expor os seus presépios. Fala atarefadamente com os profissionais que vão aparecendo, sendo que os que mais apreciam a sua arte são os “italianos e os espanhóis”, revelou ao HIPERSUPER o Director da empresa.

Maior produtora europeia de papel é portuguesa

No Pavilhão 3, no nível 0, está um dos stands mais procurados da Paperworld, o da Portucel. A empresa portuguesa e a maior produtora de papel da Europa e está associada à CEPAL, também representada no certame, com um campanha de sustentabilidade da produção do papel. No mesmo corredor, está também a Moinhos de chuva, que também promove uma indústria de transformação sustentável, trabalhando com papel reciclado.

Nesta área da feira, encontram-se artigos escolares de todos os géneros, máquinas calculadoras, aplicações para o ‘regresso as aulas’, mochilas, papéis, canetas, inovações para os estudantes, como sistemas electrónicos para a aprendizagem, impressoras recentemente desenvolvidas, e muito mais.

Cruzada com a Paperworld está a Creativeworld, que ocupa apenas dois pavilhões da mega infraestrutura, onde se apresentam trabalhos de designers e outras inovações nunca antes vistas no comércio. Neste espaço está também o espaço “creative talks”, destinado para se defender as inúmeras criações. No centro está erguido um pódio, onde o primeiro lugar está um protótipo de uma almofada em forma de torradeira, originalmente produzida por um designer representado na feira.

O Hipersuper está a acompanhar a maior feira de decoração da Europa.

*A jornalista viajou a convite da organização Messe Frankfurt

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *