A percepção dos consumidores espanhóis sobre as insígnias de retalho alimentar
A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela um estudo

Rita Gonçalves
Aldi celebra sabores italianos
Quinta de Chocapalha lança nova colheita de Castelão com assinatura de terroir de Alenquer
Delta Q lança o café mais intenso da marca
Gleba junta-se ao Uber Direct para entregas ultra-rápidas de pão artesanal
Almeida Garrett Wines apresenta novo Pét-Nat Rosé 2024 na Livraria Bertrand
Manpower reforça operação em Portugal com novas áreas de especialização
Vitacress lança novas saladas funcionais para reforçar imunidade e combater a fadiga
Celeste celebra o Dia da Mãe com dois lançamentos doces e emotivos
Sumol lança edição limitada de verão com novo sabor a limão e homenagem às praias portuguesas
Coca-Cola entra no segmento de bebidas alcoólicas ready to drink com parcerias estratégicas
As cadeias de distribuição Mercadona, Lidl e DIA são as mais valorizadas em Espanha pela relação qualidade/preço, segundo um estudo elaborado pela Kantar Worldpanel sobre a imagem que têm os consumidores das cadeias de distribuição espanholas.
A alemã Lidl é a que está a registar mais melhorias nos atributos relacionados com o preço, um posicionamento muito próximo da cadeia Mercadona, revela Hugo Liria, responsável pelo estudo, citado pela InfoRetail.
No que diz respeito à variedade e sortido, as mais valorizadas são as cadeias que apostam nos formatos de hiper e supermercado: Carrefour, Alcampo e Eroski. Os cartões de fidelização mais apreciados são, por outro lado, das insígnias Carrefour e DIA.
A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela o estudo. Um total de 74% dos lares diz eleger a sua loja habitual por este motivo.
A proximidade é o segundo motivo mais relevante para 66% dos lares. Em média, os lares espanhóis vão menos cinco vezes por ano comprar produtos de grande consumo.
Como alternativa ao preço, é a amplitude das marcas e dos produtos, assim como as vantagens do cartão de fidelização, que movem 45% e 33% dos lares, respectivamente.
Um total de 44% dos lares garante deixar de comprar na sua loja habitual se não encontrar as marcas que pretende.