A percepção dos consumidores espanhóis sobre as insígnias de retalho alimentar
A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela um estudo
Rita Gonçalves
AJAP condena enormes cortes no investimento na reprogramação do PEPAC
Hoje é o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente na sua gama de produtos
Super Bock e designer Madalena Martins criaram o Design Collab
Flying Tiger chega ao Nova Arcada em Braga
Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés do sistema Neo
Grupo os Mosqueteiros integra movimento de Empresas Responsáveis
Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
As cadeias de distribuição Mercadona, Lidl e DIA são as mais valorizadas em Espanha pela relação qualidade/preço, segundo um estudo elaborado pela Kantar Worldpanel sobre a imagem que têm os consumidores das cadeias de distribuição espanholas.
A alemã Lidl é a que está a registar mais melhorias nos atributos relacionados com o preço, um posicionamento muito próximo da cadeia Mercadona, revela Hugo Liria, responsável pelo estudo, citado pela InfoRetail.
No que diz respeito à variedade e sortido, as mais valorizadas são as cadeias que apostam nos formatos de hiper e supermercado: Carrefour, Alcampo e Eroski. Os cartões de fidelização mais apreciados são, por outro lado, das insígnias Carrefour e DIA.
A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela o estudo. Um total de 74% dos lares diz eleger a sua loja habitual por este motivo.
A proximidade é o segundo motivo mais relevante para 66% dos lares. Em média, os lares espanhóis vão menos cinco vezes por ano comprar produtos de grande consumo.
Como alternativa ao preço, é a amplitude das marcas e dos produtos, assim como as vantagens do cartão de fidelização, que movem 45% e 33% dos lares, respectivamente.
Um total de 44% dos lares garante deixar de comprar na sua loja habitual se não encontrar as marcas que pretende.