Sem categoria

A genial história do sabonete líquido, por Pedro Fernandes (Edigma)

Robert Taylor tomou uma decisão que tem tanto de génio como de louco. Saiba qual, e conheça a irreverente história deste empreendedor

Rita Gonçalves
Sem categoria

A genial história do sabonete líquido, por Pedro Fernandes (Edigma)

Robert Taylor tomou uma decisão que tem tanto de génio como de louco. Saiba qual, e conheça a irreverente história deste empreendedor

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Prejuízos do apagão no setor do leite superam 3M€
Alimentar
Quinta do Gato estagia tinto Lugar do Gato 2022 em mina subterrânea
Bebidas
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Alimentar
AZEITE DA COSTA BOAL
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Bebidas
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
Alimentar
Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’
Logística
CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores
Alimentar
Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal
Logística
Oliveira da Serra e Arcádia lançam trufas de chocolate negro com azeite em edição limitada
Alimentar
Retalho opera com normalidade após apagão elétrico. APED sublinha “resiliência e espírito de serviço”
Retalho
PUB

Por Pedro Fernandes, director de marketing da Edigma

Robert Taylor foi um empreendedor com inúmeros sucessos empresariais ao longo de toda a sua vida. Criou pastas dos dentes, champôs e perfumes, com os quais se destacou. Mas foi com o sabonete líquido que foi considerado um génio.

PUB

Robert achou que havia uma oportunidade de mercado para vender sabonete líquido ao consumidor final, para lavar as mãos. Em 1965, William Sheppard patenteou uma fórmula para criar sabonete líquido, que foi aplicada a diferentes produtos de limpeza, como detergente da loiça, detergente para a máquina de lavar e produtos para lavar automóveis. Mas, até então, era com sabonetes sólidos que as pessoas lavavam as mãos.

No início da década de 80 Robert Taylor identificou essa oportunidade de mercado mas, simultaneamente, sabia que a partir do momento em que começasse a comercializar esse produto, poderia ser copiado. Os gigantes do sector, com as suas numerosas equipas de I&D, com o seu tremendo poder de distribuição e com a notoriedade das suas marcas facilmente o ultrapassariam, caso o produto começasse a ter sucesso.

Não havia forma de proteger a sua inovação através de patentes uma vez que o conceito de sabonete líquido não era novo. Na sua visão, o produto seria distribuido em frascos com o dispensador que estamos habituados a utilizar. Mas, mesmo esse mecanismo, não era passível de ser patenteado, pelo que não havia forma evidente de proteger a sua ideia.

Robert começa a investigar e descobre que existem apenas duas empresas nos Estados Unidos a produzir a bomba-dispensador utilizada nesse tipo de frascos. É então que toma uma decisão que tem tanto de génio como de louco. Robert Taylor decide comprar toda a produção dessas duas fábricas. Encomendou 100 milhões de unidades, esgotando a capacidade dessas fábricas para os próximos anos. Para o efeito, teve que dar como garantia a sua própria empresa, arriscando tudo para concretizar a sua visão.

Sem esta peça indispensável, não era possível lançar nenhum produto concorrente durante um período de tempo considerável, dando margem de manobra para que a sua empresa se conseguisse estabelecer no mercado e ganhar quota de mercado sem ter que se preocupar com concorrentes. Em seis meses vendeu $25 milhões de Softsoap e, apenas dois anos depois, a Colgate-Palmolive comprou-lhe a empresa por $61 milhões.

Com a decisão de comprar todos os dispensadores existentes no mercado Robert mostrou uma imensa argúcia e ousadia para o negócio. Mas este não foi o seu único legado. Robert revolucionou também os nossos hábitos, modificando a forma como lavamos as mãos todos os dias. A próxima vez que estiver a lavar as mãos, lembre-se de Robert Taylor e da sua ousadia.

Twitter: @buildinglfstyls

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Prejuízos do apagão no setor do leite superam 3M€
Alimentar
Quinta do Gato estagia tinto Lugar do Gato 2022 em mina subterrânea
Bebidas
AZEITE DA COSTA BOAL
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Alimentar
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Bebidas
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
Alimentar
Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’
Logística
CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores
Alimentar
Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal
Logística
Oliveira da Serra e Arcádia lançam trufas de chocolate negro com azeite em edição limitada
Alimentar
Retalho opera com normalidade após apagão elétrico. APED sublinha “resiliência e espírito de serviço”
Retalho
Alimentar

Prejuízos do apagão no setor do leite superam 3M€

É quanto contabiliza em perdas, no agroindustrial lácteo, a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC), numa estimativa ainda preliminar.

A interrupção do fornecimento de energia elétrica a 28 de abril causou “prejuízos avultados no sector agroindustrial lácteo” cuja estimativa é ainda preliminar, mas deve ultrapassar os 3 milhões de euros, adianta a FENALAC num comunicado.

“Importa sublinhar que o sector caracteriza-se pela laboração contínua 24 horas/dia, por uma grande integração dos operadores desde a produção, passando pela indústria, até à distribuição, por um consumo intensivo e contínuo de energia e pela forte dependência de refrigeração, devido à perecibilidade do leite e dos produtos lácteos”, acrescenta a Federação.

Os prejuízos estimados de 3 milhões de euros referem-se, nomeadamente, a eliminação de matéria-prima não conforme, redução dos indicadores de qualidade da mesma, despesas com alugueres de contentores de refrigeração e trabalho extra de colaboradores.

Segundo a FENALAC, a falha de energia elétrica impediu a descarga do leite nos estabelecimentos industriais, perturbando todo o processo a montante, como a recolha contínua junto dos produtores. Por outro lado, as unidades de produção sofrerem constrangimentos por via da impossibilidade de realizar ordenhas e de refrigerar convenientemente o leite.

A federação refere ainda que mesmo após o restabelecimento da energia elétrica, “os efeitos prolongam-se até ao dia de hoje” devido à acumulação de matéria-prima não laborada no período do apagão e nas horas seguintes, durante as quais foi necessário proceder à limpeza das linhas de produção industriais.

Perante a situação, os produtores afirmam que importa apurar responsabilidade e determinar “compensações justas para os prejuízos sofridos pelos operadores”, destaca a FENALAC, entidade que representa cerca de 70% da recolha de leite no continente. “Os prejuízos sofridos pela produção de leite devem merecer a atenção do Ministério da Agricultura visando a redução do impacto do apagão na competitividade dos produtores de leite nacionais”, defende Idalino Leão, presidente da FENALAC.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Quinta do Gato estagia tinto Lugar do Gato 2022 em mina subterrânea

Dentro de poucas semanas, o vinho Lugar do Gato que repousou nas profundezas da mina verá finalmente a luz do dia e será lançado numa edição limitada.

Em maio de 2024, a Quinta do Gato Enoturismo depositou umas centenas de garrafas de vinho tinto Lugar do Gato, da colheita de 2022, numa mina localizada sob a própria encosta da vinha de onde são colhidas as uvas que dão origem a este rótulo de excelência.

“As garrafas foram submersas na água cristalina da mina, que oferece características únicas e propícias para o estágio do vinho. A temperatura constante assegurar uma estabilidade térmica subterrânea, permitindo que as garrafas estejam livres de choques térmicos e com um envelhecimento controlado. A pressão subaquática permite reduzir a micro-oxigenação da rolha, garantindo uma melhor preservação dos aromas e longevidade do vinho. Com a ausência total de luz, o ambiente escuro previne reações químicas indesejáveis, mantendo os aromas e sabores intactos”, explicou a Quinta do Gato Enoturismo.

A mina e o solo da região destacam-se pela sua composição granítica, característica predominante em Dão – Lafões, que influencia diretamente as cepas e a maturação das uvas, “conferindo-lhes uma identidade mineral única que reflete a riqueza natural de São Pedro do Sul”, destaca.

Segundo o gestor da Quinta e impulsionador desta ideia de estágio em mina, Paulo Páscoa, “as águas termais desta região são reconhecidas há séculos pelos seus benefícios na saúde e bem-estar, como tal acreditamos que a pureza e a energia deste solo, contribua para a evolução do vinho que repousa na mina numa tranquilidade absoluta, enriquecendo-o com a essência do lugar”.

“A localização da Quinta do Gato em São Pedro do Sul é outro fator que inspira a nossa dedicação à qualidade e à experiência dos visitantes. Conhecida pelas Termas de São Pedro do Sul, com suas águas sulfurosas e de propriedades terapêuticas, a região é um convite a explorar as riquezas naturais e culturais que tanto complementam a experiência de degustar um vinho excecional”, acrescentou.

Dentro de poucas semanas, o vinho Lugar do Gato que repousou nas profundezas da mina verá finalmente a luz do dia e será lançado numa edição limitada.

Propriedade da família da viticultora Celeste Bento, localizada na região de Lafões, a Quinta do Gato Enoturismo dedica-se à produção de vinhos e ao enoturismo. Possui uma área de 2,5ha de vinha implantada em socalcos a 320m. de altitude, na encosta do Rio Troço, afluente do Rio Vouga.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

AZEITE DA COSTA BOAL
Alimentar

Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola

Proveniente de oliveiras centenárias localizadas em Alijó, Murça e Vila Nova de Foz Côa, o novo azeite posiciona-se no segmento premium, com uma forte aposta nos mercados nacional e internacional.

Hipersuper

A Costa Boal Family Estates, reconhecida pela produção de vinhos de qualidade no Douro, dá agora os primeiros passos na produção de azeite virgem extra com a apresentação da sua colheita inaugural.

Com uma edição limitada de 7.000 garrafas de 500 ml, o azeite é lançado a um preço unitário de 14,50 euros e será comercializado em Portugal, Brasil e Angola. Com uma estratégia focada na restauração de excelência., os restaurantes Rei dos Leitões (Mealhada) e O Grês (Mirandela) já integram o produto, com grafismo personalizado.

Este “produto gourmet marca a entrada da empresa na produção de azeite” enaltece a empresa, que prepara também a entrada na área do enoturismo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier

A Parras Wines anuncia a integração de Pedro Luz como novo brand manager dos projetos Quinta do Gradil, Herdade da Candeeira e Casa das Gaeiras, acumulando ainda as funções de head sommelier do grupo.

Hipersuper

Este reforço estratégico visa consolidar o posicionamento das marcas da empresa, valorizando a autenticidade dos terroirs e a excelência dos seus vinhos.

Com mais de 20 anos de experiência nos setores da restauração e bebidas, Pedro Luz desenvolveu a sua carreira entre Portugal, Inglaterra e Brasil, mercado onde trabalhou com marcas do universo Parras Wines. O percurso inclui cargos de liderança comercial, direção de operações e curadoria de produto, destacando-se pela capacidade de criar sinergias entre marcas, distribuidores e o canal Horeca.

Detentor de certificações internacionais como o WSET Nível 3, Court of Master Sommeliers e ASI – Association de la Sommellerie Internationale, foi nomeado Melhor Sommelier / Wine Director de Portugal em 2023 pela Revista de Vinhos. Atualmente, desempenha ainda funções como Embaixador dos Escanções, pela Associação de Escanções de Portugal.

Na nova função, Pedro Luz será responsável por reforçar a notoriedade e o posicionamento das três propriedades vitivinícolas da Parras Wines – localizadas nas regiões de Lisboa e Alentejo – junto dos consumidores e dos profissionais do setor. Como head sommelier, liderará ainda a formação interna, de distribuidores e parceiros, promovendo ações especializadas.

“Estas três marcas têm histórias distintas e um potencial extraordinário. É um privilégio regressar ao contacto com elas, agora com um novo papel e novos desafios, contribuindo para elevar a sua presença e valorizar os vinhos portugueses junto de quem os aprecia e trabalha todos os dias”, afirma Pedro Luz.

Para Luís Vieira, CEO da Parras Wines, “a chegada do Pedro representa um passo decisivo na afirmação da identidade das nossas quintas. A sua experiência internacional, paixão pelo vinho e capacidade de gerar impacto serão determinantes para aprofundar a relação com o mercado e consolidação das nossas marcas.”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6

O Grupo Brasmar marcará novamente presença na Seafood Expo Global, que decorre em Barcelona entre os dias 6 e 8 de maio.

Hipersuper

A participação do grupo português reafirma o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a expansão global do negócio.

No stand 4B300, o destaque vai para três produtos estratégicos da oferta da Brasmar — o polvo, o bacalhau e o salmão fumado — símbolos da qualidade e da diversidade que a empresa tem vindo a consolidar no mercado. As marcas Brasmar, Nuchar, La Balinesa e Itsaluz estarão representadas como co-expositoras, espelhando a amplitude e a complementaridade do portefólio do grupo.

“Já exportamos para mais de 48 países e pretendemos prosseguir esta trajetória de crescimento para novos mercados, de modo a reforçar a nossa posição de liderança, no mercado europeu.”, afirma Sérgio Couto Reis, CEO do Grupo Brasmar.

A presença na Seafood Expo Global 2025 inscreve-se numa estratégia de afirmação internacional sustentada pela inovação de produto e pela aposta contínua na excelência e na responsabilidade ambiental.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’

“Estamos felizes por mais uma vez termos conseguido mostrar ao júri do Prémio Red Dot o espírito inovador e a qualidade de design dos nossos equipamentos”, diz Till Muhl, Head of Industrial Design da Jungheinrich

Hipersuper

A Jungheinrich, especialista em soluções de intralogística e automação, viu o seu stacker elétrico pedestre EJC 112i receber o prémio ‘Red Dot: Best of the Best’ 2025 na categoria de veículos comerciais. “Esta é a mais alta distinção na categoria do design de equipamentos, reconhecendo a excelente força inovadora e o design de excelência do EJC 112i”, congratula-se a empresa.

Com uma capacidade de carga de 1.200 kg e uma altura de elevação de até 4.700 mm, o stacker elétrico pedestre da Jungheinrich estabelece novos padrões na movimentação de carga. Com 92 pontos de 100 possíveis no Red Dot Winner Points, o EJC 112i garantiu o desejado selo de qualidade pelo seu design pioneiro e qualidade.

“Estamos felizes por mais uma vez termos conseguido mostrar ao júri do Prémio Red Dot o espírito inovador e a qualidade de design dos nossos equipamentos”, diz Till Muhl, Head of Industrial Design da Jungheinrich. “A paixão por cada detalhe e o entusiasmo pelo equipamento transformam uma tarefa em algo especial. A nossa equipa de design interna representa isso há muitos anos. O meu sincero agradecimento vai para todos os envolvidos”, refere ainda.

O Prémio Red Dot visa homenagear os melhores e mais inovadores produtos do mundo em mais de 50 categorias desde 1955. Todos os anos, um júri internacional de especialistas independentes das áreas de design, ciência e jornalismo selecionam os produtos que se destacam em termos de qualidade de design entre milhares de inscrições. O “Best of the Best” é o prémio mais alto da competição e é concedido a designs pioneiros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores

A app e o microsite são apostas do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo em formatos digitais dinâmicos, para promover o azeite do Alentejo.

Hipersuper

Através da app e site (OLI(V)ALL-IN, o CEPAAL quer aproximar produtores e consumidores e valorizar o património oleícola português e o olivoturismo.

O lançamento deste dois formatos digitais por parte do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo acontece no âmbito do projeto ‘OLI(V)ALL-IN – Sobre Azeite e Olival’, cofinanciado por fundos comunitários através do PDR2020.  Para o CEPAAL, a app é um espaço inovador que reúne “um amplo repositório de informação dinâmica sobre os produtores e os azeites do Alentejo” e, ligada a um microsite e a um guia interativo, permite conhecer os produtores de azeite do Alentejo, ter acesso a receitas, a informação sobre os benefícios do consumo do azeite e sobre as provas de azeite e como participar nelas.
Conhecer e desenhar rotas para visitas aos produtores e lagares da região, aprender a ler as notas de prova dos azeites dos produtores e aceder às suas respetivas lojas, são outras funcionalidades.

A app assinala a conclusão do projeto ‘OLI(V)ALL-IN – Sobre Azeite e Olival’ que o CEPAAL tem vindo a levar a cabo com o propósito de impulsionar a competitividade do setor olivícola e oleícola através do trabalho conjunto entre os vários agentes do setor para aproximar os produtores do consumidor e, assim, promover e alargar o conhecimento sobre o azeite junto dos mais variados públicos.

Este guia inclui cerca de 40 produtores e um total de mais de 60 azeites Virgem-Extra

“Este projeto do CEPAAL, OLI(V)ALL-IN, que dá a conhecer os produtores de azeite do Alentejo, assenta num amplo trabalho de levantamento de informação que efetuámos junto de todos os produtores de azeite do Alentejo e num vasto conjunto de entrevistas. Todos os produtores foram convidados a aderir a este guia, que inclui cerca de 40 produtores e um total de mais de 60 azeites Virgem-Extra sublinhando o potencial do azeite de elevada qualidade,“ afirma o presidente do CEPAAL.

Gonçalo Morais Tristão defende que ao digitalizar esta informação, criando um Guia interativo, uma app e um microsite, o CEPAAL está não só “a refletir a evolução extraordinária que o setor oleícola e olivícola tem vindo a fazer no nosso país nos últimos anos”, como está também “a contribuir para iniciar um novo ciclo de maior proximidade e divulgação quer dos produtores, quer dos nossos azeites e da sua Rota no Alentejo”. “Estas ferramentas, que são também um símbolo de modernidade e de futuro do setor, são igualmente essenciais para o desenvolvimento do olivoturismo na nossa região e para a valorização do património cultural olivícola português”, acrescenta.

Desenvolvida pela Alentapp – Transformação Digital & Serviços de TI, empresa sediada em Évora, a app já está disponível para download gratuito para formatos IOS e Android nas respetivas app stores. Além do Guia Interativo, o CEPAAL preparou também uma edição física do mesmo que inclui um QR Code para cada um dos produtores participantes e que está ligado ao microsite e à app.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal

A DHL Supply Chain acaba de anunciar a nomeação de Sandra Serôdio como nova business development manager para o mercado português, reforçando a sua aposta estratégica em talento com experiência consolidada no setor da logística.

Hipersuper

Com um percurso profissional de mais de duas décadas, Sandra Serôdio tem desempenhado funções de liderança comercial em várias empresas de referência, evidenciando uma forte orientação para resultados, visão estratégica e capacidade de construção de relações comerciais duradouras.

“É com grande entusiasmo que abraço este novo desafio na DHL, uma marca globalmente reconhecida pela sua excelência operacional e cultura de inovação. Estou motivada para contribuir com a minha experiência e energia para fortalecer a presença da DHL em Portugal e criar valor para os nossos clientes. Assumir esta nova etapa na DHL representa não só um marco importante na minha carreira, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal”, afirma Sandra Serôdio, business development manager da DHL Supply Chain em Portugal.

A DHL Supply Chain destaca que a integração de Sandra Serôdio vai permitir aprofundar relações com os clientes e ampliar o leque de oportunidades comerciais no país. Atualmente, a empresa opera em Portugal com uma rede de 10 centros logísticos estrategicamente distribuídos, cerca de 200 mil metros quadrados de capacidade de armazenagem e uma equipa de aproximadamente 1.300 colaboradores.

Com uma carteira de clientes que abrange setores críticos como Life Sciences, Retalho, Automóvel, Consumo, Tecnologia e EMEC (Energia, Química, Engenharia e Manufatura), a DHL Supply Chain continua a posicionar-se como um parceiro de excelência na gestão da cadeia de abastecimento, apoiando o crescimento sustentável das empresas em Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Oliveira da Serra e Arcádia lançam trufas de chocolate negro com azeite em edição limitada

A Oliveira da Serra e a Arcádia uniram-se numa colaboração inédita para lançar uma edição limitada de trufas de chocolate negro com Azeite Virgem Extra.

Hipersuper

Sob o mote «Surrealmente bom», o novo conceito resulta numa proposta ousada que funde tradição e inovação no setor alimentar.

Cada caixa, disponível em lojas selecionadas da Arcádia e no canal online, integra nove trufas elaboradas com ingredientes premium, que combinam a intensidade do chocolate negro com as notas suaves do azeite português.

Loara Costa, diretora de marketing & trade marketing da Sovena, sublinha: “Oliveira da Serra tem procurado inovar de forma constante, nomeadamente através da descoberta de novas formas de valorizar o azeite, numa forte aposta na diversificação do portefólio da marca. Esta parceria com a Arcádia representa uma abordagem ousada e diferenciadora: acreditamos que a combinação entre a intensidade do chocolate negro e o sabor único do nosso Azeite Virgem Extra proporcionará ao consumidor uma experiência sensorial muito agradável que convidamos, desde já, todos a provar.”

“Desde o primeiro momento, percebemos que esta colaboração era uma oportunidade de criar algo verdadeiramente especial. Esta parceria entre a Arcádia e Oliveira da Serra junta duas marcas portuguesas de excelência, com um compromisso comum pela qualidade. O resultado é um bombom inovador, que surpreende pela combinação, mas mantém o rigor e a autenticidade a que os clientes de ambas as marcas já estão habituados. Conseguimos um bombom com aroma intenso e um sabor prolongado, que revela o melhor de dois mundos.”, acrescenta Francisco Bastos, diretor-geral do Grupo Arcádia.

Disponível em lojas físicas da Arcádia em Lisboa, Porto e Algarve, bem como no Lagar do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, a nova proposta promete conquistar consumidores em busca de experiências gourmet únicas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Retalho opera com normalidade após apagão elétrico. APED sublinha “resiliência e espírito de serviço”

Com o restabelecimento da energia elétrica, a APED sublinha que os seus associados retomaram o funcionamento normal das lojas, assegurando a reposição de produtos.

Hipersuper

As mais de 4500 lojas de retalho alimentar e não alimentar dos associados da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição – estão hoje a funcionar com total normalidade em todo o território nacional, após os constrangimentos provocados pela falha elétrica registada no dia anterior.

Apesar de se tratar do maior apagão da história em Portugal, a APED sublinha que mais de 80% das lojas mantiveram-se abertas durante a ocorrência, assegurando serviços e disponibilizando bens de primeira necessidade às famílias portuguesas. A rápida resposta do setor demonstrou, mais uma vez, a sua resiliência e a capacidade de adaptação a cenários adversos, defende.

Segundo a associação, as infraestruturas robustas, nomeadamente sistemas de geradores, permitiram às empresas associadas da APED manter a operação em condições exigentes, garantindo a continuidade do abastecimento e a segurança dos produtos. Tal como aconteceu durante a pandemia, o setor voltou a revelar o seu espírito de serviço e o forte compromisso com os consumidores, enaltece em comunicado.

Com o restabelecimento da energia elétrica, os associados da APED retomaram o funcionamento normal das lojas, assegurando a reposição de produtos e o cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança alimentar, bem como a proteção de colaboradores e clientes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.