CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores
A app e o microsite são apostas do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo em formatos digitais dinâmicos, para promover o azeite do Alentejo.

Hipersuper
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’
CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores
Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal
Oliveira da Serra e Arcádia lançam trufas de chocolate negro com azeite em edição limitada
Retalho opera com normalidade após apagão elétrico. APED sublinha “resiliência e espírito de serviço”
Abriram as candidaturas ao programa para mulheres empreendedoras no agroalimentar
YoPRO e FC Famalicão sublinham a importância do treino com ação inédita no futebol português
Através da app e site (OLI(V)ALL-IN, o CEPAAL quer aproximar produtores e consumidores e valorizar o património oleícola português e o olivoturismo.
O lançamento deste dois formatos digitais por parte do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo acontece no âmbito do projeto ‘OLI(V)ALL-IN – Sobre Azeite e Olival’, cofinanciado por fundos comunitários através do PDR2020. Para o CEPAAL, a app é um espaço inovador que reúne “um amplo repositório de informação dinâmica sobre os produtores e os azeites do Alentejo” e, ligada a um microsite e a um guia interativo, permite conhecer os produtores de azeite do Alentejo, ter acesso a receitas, a informação sobre os benefícios do consumo do azeite e sobre as provas de azeite e como participar nelas.
Conhecer e desenhar rotas para visitas aos produtores e lagares da região, aprender a ler as notas de prova dos azeites dos produtores e aceder às suas respetivas lojas, são outras funcionalidades.
A app assinala a conclusão do projeto ‘OLI(V)ALL-IN – Sobre Azeite e Olival’ que o CEPAAL tem vindo a levar a cabo com o propósito de impulsionar a competitividade do setor olivícola e oleícola através do trabalho conjunto entre os vários agentes do setor para aproximar os produtores do consumidor e, assim, promover e alargar o conhecimento sobre o azeite junto dos mais variados públicos.

Este guia inclui cerca de 40 produtores e um total de mais de 60 azeites Virgem-Extra
“Este projeto do CEPAAL, OLI(V)ALL-IN, que dá a conhecer os produtores de azeite do Alentejo, assenta num amplo trabalho de levantamento de informação que efetuámos junto de todos os produtores de azeite do Alentejo e num vasto conjunto de entrevistas. Todos os produtores foram convidados a aderir a este guia, que inclui cerca de 40 produtores e um total de mais de 60 azeites Virgem-Extra sublinhando o potencial do azeite de elevada qualidade,“ afirma o presidente do CEPAAL.
Gonçalo Morais Tristão defende que ao digitalizar esta informação, criando um Guia interativo, uma app e um microsite, o CEPAAL está não só “a refletir a evolução extraordinária que o setor oleícola e olivícola tem vindo a fazer no nosso país nos últimos anos”, como está também “a contribuir para iniciar um novo ciclo de maior proximidade e divulgação quer dos produtores, quer dos nossos azeites e da sua Rota no Alentejo”. “Estas ferramentas, que são também um símbolo de modernidade e de futuro do setor, são igualmente essenciais para o desenvolvimento do olivoturismo na nossa região e para a valorização do património cultural olivícola português”, acrescenta.
Desenvolvida pela Alentapp – Transformação Digital & Serviços de TI, empresa sediada em Évora, a app já está disponível para download gratuito para formatos IOS e Android nas respetivas app stores. Além do Guia Interativo, o CEPAAL preparou também uma edição física do mesmo que inclui um QR Code para cada um dos produtores participantes e que está ligado ao microsite e à app.