Comércio representa 1 em cada 4 empresas na Europa
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) subscreveu um manifesto europeu do sector do comércio, dirigido ao novo Parlamento e Comissão, que propõe uma estratégia para os próximos cinco anos, centrada na criação de emprego e no crescimento da economia.
A Associação alertou para a “existência de barreiras artificiais que constituem entraves à actividade do setor, impedindo a concretização do seu potencial económico e de criação de emprego”.
O sector do comércio é “fundamental para a economia e os próximos cinco anos serão críticos para que a Europa entre num ritmo de crescimento e de criação de emprego. No entanto, para cumprir este potencial é preciso acabar com algumas barreira graves”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, directora-geral da APED.
“As transposições não harmonizadas de legislação europeia para os ordenamentos jurídicos nacionais, os proteccionismos que limitam o funcionamento do mercado único e a regulamentação excessiva que constrange uma adaptação às necessidades dos clientes e prejudica as relações com os fornecedores, são os principais entraves à concretização do impacto económico e de criação de emprego do sector, considera a Associação.
O sector do comércio representa uma em cada quatro empresas na europa, contribui com 11% do Produto Interno Bruto da Europa e emprega 29 milhões de pessoas.
“Desenvolver uma política europeia que promova o sector e o consumidor na era digital, traçar um plano que dinamize a competitividade e a abertura dos mercados e prosseguir os esforços para que as relações com fornecedores sejam sustentáveis, de longo prazo e assentes na autorregulação, são os principais pilares da estratégia preconizada pelo manifesto”.