Distribuição Homepage Newsletter

Ciclo de vida dos produtos eléctricos desce “drasticamente”

Por a 20 de Fevereiro de 2014 as 10:47

A ERP (European Recycling Platform) reciclou mais de 2 milhões de toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), desde o arranque da sua actividade na Europa.

A cifra representa a recolha de 26 milhões de televisões, 45 milhões de pequenos electrodomésticos, 11,5 milhões de grandes electrodomésticos e 8 milhões de equipamentos de frio.

Ao mesmo tempo, a ERP impediu a emissão de 21,7 milhões de toneladas de C02, através da eliminação do efeito dos gases CFC e da recuperação de matérias-primas, toneladas que poderão ser traduzidas, também, na quantidade de gás necessária para encher de 8 milhões de balões de ar quente de 5 passageiros, aproximadamente, o correspondente a toda a população de Espanha.

A Plataforma europeia permitiu também recuperar 16 toneladas de ouro, 130 toneladas de prata e 60.000 toneladas de cobre – metais reutilizados na produção de equipamentos eléctricos, evitando a sua extracção das minas. A ERP impediu ainda a libertação de gases de efeitos de estufa presentes nos equipamentos de frio, equivalentes a 3.000 toneladas de substâncias extremamente nocivas para a camada de ozono

O efeito da sua actividade equivale à remoção de 8 milhões de carros das estradas durante um ano, na Europa, ou a uma poupança de 9 biliões de Kwh de energia primária, equivalente à energia utilizada em meio milhão de casas, no Luxemburgo, durante um ano.

A recolha total da ERP corresponde ao peso de 250.000 elefantes, 45.455 camiões articulados e o peso aproximado de 3.500 Airbus A380, os maiores aviões conhecidos até hoje.

“Estamos muito satisfeitos com a recolha destes 2 milhões de toneladas até à data”, afirma Umberto Raiteri, CEO da ERP e acrescenta “o ciclo de vida dos produtos eléctricos decresceu drasticamente”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *