Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Jerónimo Martins é 67ª maior retalhista do Mundo

Por a 13 de Janeiro de 2014 as 17:05
Pingo Doce

A portuguesa Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, ocupa a 67º posição no ranking mundial de retalho.

A Sonae, proprietária da cadeia de hipermercados Continente, está em 165º lugar. Wal-Mart Stores, Tesco PLC e Costco Wholesale Corporation, constituem o TOP 3 dos maiores distribuidores no mundo.

Apesar do débil clima económico, as receitas* dos 250 maiores retalhistas a nível mundial atingiram os 4,3 biliões de dólares (3,1 mil milhões de euros) no último ano fiscal (Junho 2012 a Junho de 2013).

A média de receitas gerada por cada empresa excedeu os 17 mil milhões de dólares, de acordo com o relatório 2014 Global Powers of Retailing da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL), elaborado em parceria com a Stores Media.

Pela primeira vez, este relatório divulga uma lista dos 50 maiores e-retalhistas** para concluir que mais de três quartos (39 empresas) estão entre as 250 maiores empresas de retalho do mundo.

“A indústria do retalho teve um arranque difícil no ano passado”, esclarece Ira Kalish, Chief Global Economist da Deloitte. “Contudo, é encorajador constatar como os líderes mundiais nesta área conseguiram ultrapassar as dificuldades e serem recompensados pelo aumento dos gastos dos consumidores. Tal facto, conduziu a um aumento das receitas globais por parte dos 80% do top das 250 maiores (199 empresas). Curiosamente, o relatório deste ano mostra, pela primeira vez, que alguns dos maiores retalhistas do mundo empreenderam uma série de alienações com o intuito de continuarem a garantir a sua rentabilidade e a superarem este período difícil”.

Ranking

Empresa

País de Origem

Receitas 2012

(US$ milhões)

1

Wal-Mart Stores, Inc.

E.U.A.

469,162

2

Tesco PLC

Reino Unido

101,269

3

Costco Wholesale Corporation

EUA

99,137

4

Carrefour S.A.

França

98,757

5

The Kroger Co.

E.U.A.

96,751

6

Schwarz Unternehmens Treuhand KG

Alemanha

87,236 (estimado)

7

Metro AG

Alemanha

85,832

8

The Home Depot, Inc.

E.U.A.

74,754

9

Aldi Einkauf GmbH & Co. oHG

Alemanha

73,035 (estimado)

10

Target Corporation

E.U.A.

71,960

Os 10 maiores retalhistas do mundo reorganizaram as suas operações no último ano fiscal ((Junho 2012 a Junho de 2013), sobretudo pela realização de vários desinvestimentos, de acordo com o relatório. As mudanças fazem-se sentir nos resultados.

Enquanto grupo, o top 10 cresceu mais lentamente do que o top 250, com o crescimento das receitas a rondarem os 4,2% contra 4,9% no período homólogo. Enquanto a Wal-Mart aumentou sua liderança, o Carrefour – anterior segundo maior retalhista do mundo – caiu para o quarto lugar, após anos de queda de vendas causadas, principalmente, pela cisão da cadeia de hard discount Dia, realizada em Julho de 2011. A Tesco, que saltou este ano para o segundo lugar, sofreu também um impacto devido a operações descontinuadas, após o encerramento da Fresh & Easy nos Estados Unidos.

*As empresas foram listadas de acordo com o total de receitas gerado e não apenas com base nos resultados do retalho. Para efeitos desta análise, nas receitas foram incluídos valores relacionadas com royalties e taxas de franchising/licenciamento, bem como as receitas de vendas para as lojas afiliadas / membros da cadeia ou outros espaços de venda autorizados.

**O comércio de retalho electrónico, referido nesta análise, diz respeito somente ao e-commerce B2B (i.e., quando a empresa possui o seu próprio stock e as receitas reflectem as vendas online). Excluídas da lista e-50 estão as empresas cujas receitas são originárias de taxas e comissões de vendas de terceiros e não directamente da venda de mercadorias próprias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *