Distribuição Homepage Newsletter

Economia espanhola sai da recessão no 3º trimestre

Por a 23 de Outubro de 2013 as 11:25

A economia espanhola saiu da recessão no terceiro trimestre do ano, crescendo 0,1% entre Julho e Setembro depois de nove trimestres consecutivos de queda, confirmou hoje o Banco de Espanha.

Os dados avançados no Boletim Económico antecipam que, apesar da retoma no final do ano, 2013 fechará, em termos anuais, ainda com contracção económica.

No terceiro trimestre, o crescimento ligeiro do PIB deveu-se em grande  parte ao contributo positivo do sector exterior (0,4 pontos percentuais)  compensando o contributo negativo do consumo interno (0,3 pontos percentuais).

Um país entra em recessão técnica quando acumula dois trimestres consecutivos  de crescimento negativo, saindo da recessão quando mostra taxas positivas  num trimestre.

A recuperação será “débil e frágil”, disse o ministro da Economia, Luis de Guindos, mas todos  os indicadores começam a dar sinais positivos, destacando-se os de produção  industrial, de comércio a retalho, os dados de entradas de pedidos e os  de expectativas dos agentes económicos.

Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *