Agenda Homepage Newsletter

3.º Fórum do Mar com 2020 no horizonte

Por a 7 de Março de 2013 as 12:48

José Ribau Esteves e José António Barros

O mar no quadro comunitário de apoio 2014/2020. É esta a bússola do 3.º Fórum do Mar, evento agregador dos agentes económicos e da comunidade científica nacional relacionados com o sector, que se realizará na Exponor, em Matosinhos, entre 29 e 31 de Maio.

A organização volta a ser partilhada pelas associações Empresarial de Portugal (AEP) e Oceano XXI – Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, que acabam de renovar o protocolo de cooperação que estabeleceram em 2011. “Desafios do mar 2020” é o tema do evento, de cujo programa constam uma mostra de produtos, serviços e tecnologias marítimos, encontros de negócios e conferências sobre assuntos relacionados com o mar.

Nestes participarão especialistas nacionais e estrangeiros, decisores políticos, dirigentes associativos, empresários e gestores, académicos e investigadores, responsáveis da Armada e estudiosos interessados pelas dimensões económica, científica e ambiental de um recurso que os responsáveis das associações promotoras valorizam como estratégico para o País.

Portugal como uma nova centralidade mundial na área dos transportes e da logística, pelas evoluções das grandes rotas marítimas do comércio internacional, será um dos tópicos incontornáveis dos debates a encetar.

“As autoridades europeias têm o orçamento plurianual da União em cima da mesa e só teremos a ganhar em cooperar, harmonizando propostas e estratégias, no quadro da rede europeia de ‘clusters’ marítimos, tendentes à valorização da fachada atlântica. Temos que trabalhar em conjunto para influenciar políticas e aumentar a nossa capacidade de ‘lobbying’”, sublinha José Ribau Esteves, presidente da Oceano XXI.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *