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Vendas da Distribuição recuam 0,4% no 2º. trimestre

Por a 29 de Agosto de 2012 as 19:24

A Distribuição alcançou um volume de negócios acumulado de 4.666 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2012, menos 0,4% face ao período homologo do ano passado, segundo dados do Barómetro de Vendas da APED.

 

A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição explica, na voz de Ana Trigo Morais, directora-geral da associação, que foi o desempenho do sector não alimentar que puxou as vendas dos retalhistas para baixo da linha de água. “Todos os sectores do retalho não alimentar caíram, até o dos Medicamentos não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e o dos Combustíveis”.

O sector não alimentar alcançou assim um volume de negócios de 1.822 mil milhões de euros, menos 4,2%. Os segmentos de Entretenimento+Papelaria e o Vestuário registam as maiores quebras, 13,6 e 6,5%, respectivamente.

Pelo contrário, o sector alimentar aumentou as vendas em 2,2% para 2.844 mil milhões de euros. Para a inflexão da tendência negativa contribuíram, segundo Ana Trigo Morais, o reforço promocional das insígnias, o aumento generalizado da inflação, a reclassificação de algumas categorias de produto em sede de IVA e a alteração dos hábitos de consumo alimentares dos portugueses.

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