Distribuição Homepage Newsletter

Guia Salarial Hays: 75,3% dos profissionais considera trabalhar no estrangeiro

Por a 19 de Junho de 2012 as 17:48

A grande maioria dos profissionais (75,3%) está disposta a trabalhar no estrangeiro, sobretudo na Europa e no continente americano.

 

Por outro lado, 76,8% pretendem mudar de emprego ainda no decorrer de 2012, em busca de progressão profissional e melhores salários, conclui a edição de 2012 do Guia Salarial da Hays.

Do lado dos empregadores entrevistados, 33,3% consideram contratar novos colaboradores em 2012, apesar do panorama económico actual.

No entanto, este esforço de contratação poderá não beneficiar os jovens desempregados. Segundo Paula Baptista, Managing Director da Hays, “uma esmagadora maioria de 80% dos empregadores valoriza mais a experiência do que as qualificações académicas, procurando deste modo obter um retorno mais imediato do investimento feito em recursos humanos”.

Entre os perfis mais procurados, destacam-se os que “contribuem para a internacionalização das empresas, os que proporcionam maior controlo e eficácia nos custos/processos e os perfis altamente orientados para a concretização de objectivos”.

Os sectores da Indústria e das Tecnologias da Informação são os que têm revelado “maior dinamismo” no reforço dos quadros, a par da área Financeira. “Também foram os únicos onde a diminuição generalizada da oferta salarial não se fez sentir com tanta preponderância”.

O estudo com informação actualizada sobre as tendências do mercado de trabalho em Portugal apoia-se em milhares de entrevistas e reuniões em todo o País, além de inquéritos específicos realizados junto de mais de 3.000 quadros técnicos, médios e superiores e de cerca de 800 empregadores. Aborda as políticas retributivas, as motivações dos colaboradores, as preferências de quem está a contratar e as profissões mais requisitadas actualmente. São também analisadas as dinâmicas dos diferentes sectores do mercado, desde a área de Finanças e da Banca, passando pela Indústria, Retalho e Tecnologias da Informação, entre outros.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *