Tesco aumenta vendas em 8,8%
O grupo de retalho britânico Tesco indicou recentemente que as vendas, nas 26 semanas terminadas em 27 de Agosto de 2011, registaram um aumento de 8,8% face a igual período do ano passado, totalizando 35,5 mil milhões de libras (cerca de 41,2 mil milhões de euros). Os lucros do maior retalhista britânico aumentaram, por sua vez, 6,2% para 1,9 mi milhões de libras (cerca de 2,2 mil milhões de euros).
No comunicado de imprensa que divulga estes resultados, a Tesco aponta como factor principal para esta performance, o comportamento registo nos mercados internacionais, destacando, claramente, a Ásia (excluindo o Japão).
O retalhista britânico informa que as vendas na Ásia aumentaram 11,9% durante o semestre em questão, salientando, também, o crescimento da China após um programa de abertura de lojas.
No geral, os lucros da operação do retalhista britânico na Ásia aumentaram 18,7% para 292 milhões de libras (cerca de 339 milhões de euros).
Este comportamento no mercado asiático contrasta com a performance no mercado interno, onde a Tesco viu as receitas like-for-like caírem 0,5% no semestre, verificando-se que no último trimestre a quebra foi de 0,9%.
As vendas totais aumentaram, segundo indica o retalhista, 3,4%, verificando-se uma quebra acentuada em categorias não alimentares, bem como no vestuário e produtos eléctricos.
No restante continente europeu, as vendas aumentara 7,8%, com as operações na Hungria e Irlanda a serem as mais afectadas neste semestre. Na globalidade, os lucros do retalhista na Europa (excluindo Reino Unido) subiram 11,8%.
Durante estes seis meses a Tesco acrescentou mais 1,1 milhões de metros quadrados à sua área de venda, estando previsto somar mais 1,8 milhões de metros quadrados até final do segundo semestre.